TSMC firma acordo para aumento no preço de chips em 3 nm
Por Daniel Trefilio | •

A TSMC irá reajustar preços de chips fabricados em 3 nm para principais clientes, como Apple e NVIDIA, mediante garantia de entrega de wafers dentro de prazos. O acordo foi confirmado nesta segunda-feira (8) por escritório de análises de mercado e foi necessário para ampliar vazão de linhas de produção e atender demanda crescente do segmento de IA.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- TSMC diz que sua tecnologia N2 é mais avançada que a Intel 18A
- O que é o índice de aproveitamento dos wafers de silício?
O relatório do grupo Morgan Stanley não revelou os valores exatos, mas a estimativa é um aumento na margem de lucros de 55,1% e 60% em 2025 e 2026, respectivamente.
A intenção da TSMC é utilizar a maior volume de receita para ampliar projeção de gastos (Capex / Capital Expenditure) nos próximos anos, garantindo mais investimentos em insumos e linhas de produção para assegurar vazão adequada de chips de IA.
Antecipando chips em 2 nm
A TSMC já ampliou sua margem de lucros em 52,3% para atual ano fiscal, justamente para aumentar o Capex de contratos atuais e futuros. Até o momento, a projeção de capital comprometido é de até US$ 37 bilhões para os próximos dois anos, sendo que boa parte disso visa antecipar processo de fabricação em 2 nm.
Inicialmente a TSMC está planejando fabricar remessas menores na nova litografia já este ano, para iniciar produção em massa a partir de 2027 quando demanda dos chips em 3 nm começar a desacelerar.