Qual é a diferença entre um teclado ABNT e ABNT 2?

Qual é a diferença entre um teclado ABNT e ABNT 2?

Por Kris Gaiato | Editado por Bruno Salutes | 03 de Novembro de 2021 às 17h10
(Imagem: Reprodução/Ron Lach/Pexels)

A Associação Brasileira de Normas Técnicas, ao contrário do que alguns pensam, não é responsável apenas pela interminável lista de regras voltada para trabalhos acadêmicos. O órgão também regulamenta outros padrões, como aqueles aplicados aos teclados alfanuméricos.

É muito provável que você já tenha notado que, em alguns casos, o termo “ABNT” é utilizado para se referir a teclados. E, se você chegou a essa matéria, certamente têm dúvidas acerca desse assunto.

Qual é a diferença entre um teclado ABNT e ABNT 2?

Visando unificar a experiência do usuário, a Associação Brasileira de Normas Técnicas determinou regras para a fabricação e venda de teclados no país. Entre essas determinações, está a presença de símbolos, acentos, numerais e outros; bem como uma distribuição específica das teclas.

O padrão atualmente adotado pelo órgão é o ABNT 2. E, como o próprio nome sugere, ele sucede outro padrão, conhecido por ABNT. Embora os nomes sejam bastante parecidos, existe uma distinção importante entre eles.

O padrão ABNT e ABNT 2 possui muitas semelhanças (Imagem: Reprodução/Ron Lach/Pexels)

Se você colocar os teclados ABNT e ABNT 2 lado a lado, as diferenças entre ambos não saltarão aos olhos. Afinal, os dois apresentam a mesma disposição de letras, números e acentos.

O padrão ABNT 2, contudo, possui a tecla “Alt Gr”, disposta à direita da barra de espaço. Embora seja um detalhe discreto, ele tem efeitos notáveis para os usuários. Isso porque, através dessa tecla, é possível acionar uma terceira função em determinados botões.

Para refrescar a sua memória, esses botões apresentam um caractere principal; um superior (acionado a partir da tecla “Shift”); e um caractere extra, cuja utilização depende da tecla “Alt Gr” — como ¹, £, ¢ e ¬.

Agora que você conhece as diferenças entre as duas opções, é possível escolher aquela que te atende melhor. Afinal, os dois formatos estão disponíveis no mercado — naturalmente, o padrão anterior está presente em teclados e notebooks mais antigos.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.