Qual é a diferença entre um teclado ABNT e ABNT 2?
Por Kris Gaiato • Editado por Bruno Salutes |
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), ao contrário do que alguns pensam, não é responsável apenas pela interminável lista de regras voltada para trabalhos acadêmicos. O órgão também regulamenta outros padrões, como aqueles aplicados aos teclados alfanuméricos.
- 5 funções que a tecla Tab do teclado pode fazer no Windows
- 55 comandos que você pode fazer com a tecla Windows no PC
- Para que serve a tecla AltGr?
É muito provável que você já tenha notado que, em alguns casos, o termo “ABNT” é utilizado para se referir a teclados. E, se você chegou a essa matéria, certamente têm dúvidas acerca desse assunto.
Qual é a diferença entre um teclado ABNT e ABNT 2?
Visando unificar a experiência do usuário, a Associação Brasileira de Normas Técnicas determinou regras para a fabricação e venda de teclados no país. Entre essas determinações, está a presença de símbolos, acentos, numerais e outros; bem como uma distribuição específica das teclas.
O padrão atualmente adotado pelo órgão é o ABNT 2. E, como o próprio nome sugere, ele sucede outro padrão, conhecido por ABNT. Embora os nomes sejam bastante parecidos, existe uma distinção importante entre eles.
Se você colocar os teclados ABNT e ABNT 2 lado a lado, as diferenças entre ambos não saltarão aos olhos. Afinal, os dois apresentam a mesma disposição de letras, números e acentos.
O padrão ABNT 2, contudo, possui a tecla “Alt Gr”, disposta à direita da barra de espaço. Embora seja um detalhe discreto, ele tem efeitos notáveis para os usuários. Isso porque, através dessa tecla, é possível acionar uma terceira função em determinados botões.
Para refrescar a sua memória, esses botões apresentam um caractere principal; um superior (acionado a partir da tecla “Shift”); e um caractere extra, cuja utilização depende da tecla “Alt Gr” — como ¹, £, ¢ e ¬.
Agora que você conhece as diferenças entre as duas opções, é possível escolher aquela que te atende melhor. Afinal, os dois formatos estão disponíveis no mercado — naturalmente, o padrão anterior está presente em teclados e notebooks mais antigos.