Publicidade

Taiwan vai limitar exportação de tecnologias para a Huawei e fábricas chinesas

Por  | 

Compartilhe:
Divulgação/Huawei
Divulgação/Huawei
Tudo sobre Huawei

No último dia 10, Taiwan adicionou a Huawei à "Lista de Entidades de Produtos Estratégicos de Alta Tecnologia". A Semiconductor Manufacturing International Corporation (SMIC), companhia chinesa responsável pela produção de chips, também passou a fazer parte dessa relação.

Na prática, isso significa que ambas passam a ter possibilidades limitadas de comércio com companhias de Taiwan, principal centro de produção de semicondutores do planeta. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Afinal, as regulamentações taiwanesas exigem que empresas locais obtenham licenças governamentais antes de enviar produtos para partes mencionadas na lista de entidades. 

Segundo o governo, o motivo da inclusão é a participação dessas entidades em atividades relacionadas à proliferação de armas e outras preocupações de segurança nacional. 

Muitas das subsidiárias internacionais da Huawei e SMIC também foram incluídas na relação. A atualização da lista inclui a adição de 601 entidades de países como a Rússia, Paquistão, Irã e Mianmar, além das chinesas. 

Decisão tem reflexos na guerra comercial

Segundo especialistas, a nova medida alinha Taiwan ainda mais com a política comercial dos Estados Unidos. 

Empresas como a taiwanesa Taiwan Semiconductor Manufacturing Co. (TSMC), maior fabricante de chips do mundo, já seguem restrições de exportação dos EUA. 

A inclusão da Huawei e da SMIC na lista de Taiwan provavelmente visa reforçar essa política e fechar brechas existentes. 

A Huawei tem trabalhado para criar alternativas viáveis às unidades de processamento gráfico (GPUs) da Nvidia usadas para aplicações de inteligência artificial (IA). No entanto, especialistas afirmam que o avanço da empresa tem sido limitado pelas restrições de exportação e pela falta de escala e capacidade no ecossistema local de chips. 

Continua após a publicidade

Brady Wang, diretor associado da Counterpoint Research, afirmou que embora as mais recentes restrições de exportação contra a SMIC e a Huawei devam ter impacto mínimo direto nos negócios da TSMC, a medida do governo taiwanês carrega um "peso simbólico significativo". 

A repressão do governo taiwanês às exportações para a SMIC e a Huawei ocorre em meio a tensões geopolíticas elevadas com a China continental. A China considera Taiwan parte de seu próprio território, e defende a reunificação, inclusive por meios militares, se necessário. 

Contudo, em abril, os Estados Unidos reafirmaram seu compromisso de apoiar a divisão existente enquanto a China realizava grandes exercícios militares próximo à costa da ilha.

Continua após a publicidade

Leia mais no Canaltech:

Conheça o relógio Huawei Watch FIT 4 Pro:

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*