Publicidade

Suposta Radeon RX 6900 XTX surge em slide como opção mais veloz que a RTX 3090

Por| Editado por Wallace Moté | 01 de Setembro de 2021 às 08h55

Link copiado!

Divulgação/AMD
Divulgação/AMD
Tudo sobre AMD

Atual carro-chefe da linha de GPUs da AMD, a Radeon RX 6900 XT impressionou pelo alto desempenho que oferece, conseguindo entregar um pacote competitivo contra a RTX 3090 da Nvidia custando menos. Suas únicas falhas, considerando o segmento em que se encontra, são a performance inferior em Ray Tracing e a quantidade reduzida de memória dedicada.

A solução ganhou diferentes versões desde o lançamento, com versões revisadas do chip e até mesmo um modelo referência com resfriamento líquido, e supostamente estaria prestes a receber mais uma variante pensada para deixar a rival do time GeForce para trás, como indica o possível novo vazamento de um slide interno da AMD.

RX 6900 XTX chegaria para superar RTX 3090

Continua após a publicidade

Cortesia do perfil CyberPunkCat no Twitter, o slide cita a expansão da família Radeon RX 6000 com a nova RX 6900 XTX. A novidade seria equipada com a GPU Navi 21 XTXH, versão selecionada dos melhores chips fabricados já presente em alguns dos modelos mais robustos de placas de vídeo de parceiras, acompanhada de memória com clock de 18 Gbps, contra 16 Gbps da 6900 XT tradicional.

Essa combinação entregaria 24,93 TFLOPs de poder computacional e 576 GB/s de largura de banda, um aumento de cerca de 8% e 12,5%, respectivamente, sobre os 23,04 TFLOPs e 512 GB/s do modelo padrão, o suficiente para abrir margem de vantagem sobre a RTX 3090 considerando a semelhança de desempenho de ambas. O ponto curioso é que essa configuração já está disponível no mercado.

Continua após a publicidade

É necessário cautela

A já citada variante com resfriamento líquido é um exemplo de placa que oferece as mesmas especificações citadas no slide, o que coloca o suposto vazamento em xeque. Fabricado pela SAPPHIRE, o modelo estreou em junho com preço elevado, consumo de 330 W e foco no público entusiasta. Ainda assim, se levarmos em conta a precisão das informações, podemos levantar algumas possibilidades.

Continua após a publicidade

Como apontou o perfil 3DCenter.org, famoso por reunir vazamentos de leakers renomados, CyberPunkCat pode ter divulgado material antigo, de um período em que a AMD ainda não teria definido o nome comercial do modelo com resfriamento líquido. Seja como for, o melhor é encarar o vazamento com cautela, nos restando aguardar para vermos se a nova versão da placa de fato chegará ao mercado.

Fonte: WCCFTech, Tom's Hardware, HotHardware