Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Steam Deck roda jogos em 4K com apoio de GPU externa da AMD

Por| Editado por Wallace Moté | 12 de Abril de 2022 às 13h54

Link copiado!

Reprodução/Valve
Reprodução/Valve
Tudo sobre Valve

Lançado em fevereiro deste ano, o Steam Deck tem a proposta de ser um “PC Gamer portátil”. Então, um YouTuber norte-americano descobriu que o console da Valve consegue rodar títulos em resolução 4K com a ajuda de uma GPU externa.

O vídeo do canal ETA Prime mostra como conectar uma GPU externa ao Steam Deck através do slot M.2. Embora nenhuma placa da Nvidia tenha funcionado, o criador obteve sucesso ao usar um modelo AMDRadeon RX 6900 XT.

Apesar de certos gargalos, o “PC portátil” mostrou resultados impressionantes. A máquina conseguiu rodar títulos pesados, como The Witcher 3, God of War e GTA V, com resolução 4K e desempenho acima de 60 quadros por segundo (fps).

Continua após a publicidade

O vídeo também apresentou a performance do Steam Deck em jogos mais recentes, como Cyberpunk 2077 e Elden Ring. Apesar de apenas rodar os games com resolução 1080p, o resultado ainda é impressionante considerando a conexão M.2.

Parte técnica do processo

Como o Steam Deck não possui portas Thunderbolt, o criador usou um adaptador M.2 para conectar a GPU ao slot interno e removeu o SSD do console. Além disso, foi necessário usar um dock para alimentar a placa gráfica.

Continua após a publicidade

Para realizar o boot do sistema, o youtuber inseriu um cartão micro SD com o Windows 11 na máquina. Após plugar tudo e conectar o aparelho a um monitor, ele usou um teclado e um mouse USB conectado ao console desmontado.

O vídeo ainda mostra a Radeon RX 6900 XT tendo resultados bem superiores comparados a GPU RDNA original do Steam Deck nos testes de benchmark.

Vale mencionar que o conceito do Steam Deck é ser um console portátil. Dessa maneira, os testes para criar a “versão mais poderosa” do aparelho têm apenas a função de explorar o potencial do produto da Valve e não é recomendado para o uso diário.

Continua após a publicidade

De toda forma, é importante notar o poder da APU original da AMD ao ser colocada para trabalhar com outro componente, mostrando que o hardware realmente consegue ser um “PC gamer portátil”.

O Steam Deck é comercializado nos EUA, Canadá, Reino Unido e países da Europa. Infelizmente, não há previsão para o lançamento do console no Brasil.

Fonte: YouTube/ETA Prime, WCCFTech