Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Seagate planeja lançamento de HD com capacidade monstruosa para 2021

Por| 24 de Novembro de 2020 às 12h17

Link copiado!

BRUNO HYPOLITO / CANALTECH
BRUNO HYPOLITO / CANALTECH

A Seagate quer balançar o mercado em 2021 e dar alguns recados. Um deles veio nesta semana, durante a Bernstein's Operational Decisions Conference, quando o CEO da empresa, Dave Mosley, fez algumas revelações. A que mais chamou atenção é que a companhia está planejando lançar um super HD feito sob a tecnologia HAMR (Heat Assisted Magnetic Recording ou Gravação Magnética Assistida por Calor, em tradução livre) que vai permitir que o dispositivo tenha até 24 TB de capacidade.

Nesta conferência, Mosley revelou que a Seagate vai pular algumas etapas para disponibilizar tanto espaço de armazenamento em um disco rígido. Hoje a empresa conta com um modelo de 20 TB e o natural seria produzir um com 22TB, algo que não acontecerá. A explicação é que, como o custo de produção é mais elevado do que os HDs PMR (Perpendicular Magnetic Recording ou Gravação Magnética Perpendicular), faz mais sentido partir logo para um de tamanho maior.

Como a concorrência vai combater?

Continua após a publicidade

A maior rival da Seagate, a Western Digital, utiliza outra técnica para seus HDs gigantes: a MAMR (Microwave Assisted Magnetic Recording ou Gravação Magnética Assistida por Micro-ondas). Segundo a WD, a utilização da MAMR em suas unidades é a melhor maneira de aumentar os níveis de capacidade da unidade de disco para 20 TB ou mais. Um dos benefícios é o fato de as cabeças de leitura/gravação da unidade não demandarem a adição de um elemento de aquecimento a laser, como a solução da Seagate faz.

Durante a conferência, o CEO da Seagate defendeu a tecnologia HAMR em relação à MAMR em seu discurso. “Nós conhecemos o MAMR muito bem. É uma tecnologia viável, mas não representa uma grande mudança. O que acreditamos é que o HAMR, em grande parte por causa da tecnologia de mídia, é capaz de armazenar em tamanhos de grãos muito menores com melhor sinal de ruído, com muito mais eficácia", disse ele.

Como funciona a HAMR? 

Continua após a publicidade

Ao aquecer temporariamente o material do disco durante o processo de gravação, a tecnologia HAMR aumenta significativamente a quantidade de dados que podem ser armazenados em um disco rígido magnético, o que permite que mais dados sejam gravados na mesma área. Mas isso, claro, tem um custo.

Os drives HAMR custam mais para serem produzidos do que os drives PMR, por exemplo, sobretudo devido ao fato de que cada cabeça também deve ter um diodo de aquecimento a laser. Para amortizar o custo inicial de seu investimento em tecnologia HAMR, a Seagate planeja usá-lo em uma série de unidades de sua gama de unidades de disco.

Ainda não há uma data de lançamento para este HD de 24 TB, mas novidades devem surgir em breve.

Fonte: TechRadar