Samsung apresenta chip de 3nm com nova arquitetura de desenvolvimento

Por Wagner Wakka | 19 de Maio de 2019 às 09h10
Divulgação/Samsung
Tudo sobre

Samsung

Saiba tudo sobre Samsung

Ver mais

A Samsung apresentou na quarta-feira (15) em evento na Califórnia seu novo chip de 3nm com melhorias em desempenho e vida útil da bateria. O sistema é uma modificação do hardware GAA da empresa, criando uma nova arquitetura para seus chips.

Em vídeo, a companhia explica que aumentando a superfície de contato entre a ponte a região de efeito de campo (FET, na sigla em inglês) em todas os planos, isso também melhora o desempenho. A empresa já usava um sistema chamado de GAAFET, também apelidado como nanofio, em que usava pequenos fios para atravessar a região de efeito de campo magnético. Contudo, agora, ela criou o MBCFET, que usa uma espécie de placa, chamada de nanocélula (nanosheet, na versão cunhada originalmente em inglês), as quais aumentam ainda mais esta superfície de contato.

Sistemas de fabricação de chips da Samsung (Foto: Divulgação/Samsung)

O resultado é que o processador consegue ter um tamanho até 45% menor, consumindo 50% menos energia enquanto entrega 35% mais desempenho. A comparação é com os processadores de 7nm da empresa.

Outro ponto é que, com este sistema, é possível aumentar a potência do processador sem precisar que o hardware fique maior. Isso porque é possível “empilhar” essas células.

Junto disso, a Samsung também está liberando um kit de desenvolvimento para seus clientes. A ideia é que tais peças sejam utilizadas em tecnologias de carros autônomos, 5G e outras aplicações em aparelhos topo de linha.

Fonte: Sammobile

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.