Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Samsung anuncia novos SmartSSDs com processamento de dados direto da unidade

Por| Editado por Wallace Moté | 22 de Julho de 2022 às 11h57

Link copiado!

Divulgação/Samsung
Divulgação/Samsung
Tudo sobre Samsung

A Samsung anunciou a conclusão do desenvolvimento da segunda geração de seus SmartSSDs. A tecnologia inovadora permite que o processamento de dados seja realizado diretamente da unidade de armazenamento, reduzindo o tempo de transferência de dados entre os processadores, placas gráficas e memória RAM.

Segundo a Samsung, os SmartSSDs evitam gargalos que costumam ocorrer ao transferir dados entre as unidades de armazenamento e CPUs. Normalmente, os processadores verificam o disco rígido para obter as informações e, então, extrair os dados antes de processá-los ou enviá-los para a GPU.

A nova tecnologia traz um aprimoramento significativo de desempenho e maior eficiência energética. A marca aponta uma redução do tempo de processamento em mais de 50% e do consumo de energia em até 70%, enquanto a participação da CPU pode ser até 97% menor do que em comparação às unidades SSD tradicionais.

Continua após a publicidade

Em resumo, o SmartSSD não deixará que os softwares salvos no PC percam velocidade de transferência para a CPU quando são iniciados. Bem como, os jogos poderão ter gráficos renderizados diretamente da unidade de armazenamento e “exigir menos” das GPUs.

Servindo a novas tecnologias

O SmartSSD é uma tecnologia proprietária desenvolvida pela Samsung e a AMD em 2020. Então, os componentes usam um SoC da empresa norte-americana especialmente otimizado para atuar com a arquitetura SSD da marca sul-coreana.

Continua após a publicidade

Conforme a fabricante, os SmartSSDs terão um papel importante em tecnologias que exigem grande quantidade de processamento de dados. Isso inclui os softwares de Inteligência Artificial, Machine Learning e as futuras redes móveis 5G e 6G.

Entretanto, esse modelo de unidade de armazenamento não será um produto para consumidores comuns. A princípio, ele será usado em computadores de alto desempenho em setores da indústria, pesquisa, data centers e transcodificação de vídeo.

“Usando os SoCs adaptáveis Xilinx Versal da AMD, a segunda geração de SmartSSDs da Samsung permite maior eficiência da CPU e consumo de energia reduzido, integrando eficientemente as funções de computação e armazenamento em data centers”, explica Sina Soltani, vice-presidente corporativo de vendas da AMD.

Continua após a publicidade

Expansão do padrão SmartSSD

Em comunicado, a Samsung destaca que está liderando os esforços para padronizar a tecnologia SmartSSD em colaboração com a Storage Networking Industry Association (SNIA) e com a NVM Express.

Paralelamente, a sul-coreana segue trabalhando com a AMD para “expandir os limites dos dispositivos SmartSSD por meio de validação tecnológica”. No futuro, a expectativa é que os novos modelos de unidades de armazenamento possam ter uma ampla variedade de aplicações.

Fonte: Samsung, Digital Trends