Publicidade

Ryzen 9000 queimando: ASRock se pronuncia e promete correção urgente

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Reddit/Cerfect_Pircle
Reddit/Cerfect_Pircle

Os processadores baseados na arquitetura Zen 5 representam um salto importante para AMD. Os Ryzen 9000 conquistaram muitos usuários, mas vários deles estão tendo dores de cabeça, já que algumas dessas CPUs estão morrendo em placas-mãe da ASRock. Como a fabricante já fez antes, ela reafirmou que está trabalhando junto com a AMD para corrigir esse problema o quanto antes.

Desde o lançamento dos Ryzen 9000, diferentes modelos ficaram inutilizados depois de serem fritados em placas ASRock. Já existe um consenso de que isso acontece por conta da alta tensão liberada nesses processadores sob algumas condições específicas, e por causa disso, já são mais de 300 exemplares afetados, com mais de 100 deles sendo o rei dos games Ryzen 7 9800X3D.

Pronunciamento da ASRock

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Diante de tudo isso, a fabricante parceira da AMD veio a público para esclarecer que não está alheia a essa situação e trabalha para resolve-la de uma vez por todas. Ela diz que tem "acompanhado de perto as discussões recentes sobre o desempenho e o comportamento dos processadores AMD Ryzen 9000 nas plataformas da ASRock". E adiciona:

"Em resposta a esses relatos, implementamos revisões internas abrangentes e processos de verificação rigorosos. Temos trabalhado em coordenação contínua com a AMD para validar ainda mais o desempenho do sistema em uma ampla gama de configurações de hardware, ao mesmo tempo em que otimizamos o BIOS e melhoramos a estabilidade geral do sistema".

A ASRock reforça que os usuários que tiveram um processador Ryzen afetado, devem procurar o suporte. No subreddit da fabricante, muitos redditors relatam que precisaram ativar o RMA e que conseguiram resolver a questão, embora alguns poucos aleguem que até o hardware substituto também apresentou problemas.

No momento dessa publicação, mais relatos, agora de um Ryzen 9 9950X e um 9800X3D mortos em placa da ASRock, apareceram no fórum. Segundo o levantamento da comunidade, já são mais de 330 CPUs Ryzen 7000 e 9000 afetados.

Veja mais do CTUP:

Continua após a publicidade

Fonte: ASRock