Publicidade

Raspberry Pi 5 tem até 3x mais desempenho que geração anterior

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Raspberry Pi
Raspberry Pi

A Fundação Raspberry Pi lançou os novos microPCs de placa única, Raspberry Pi 5, com envios previstos para o fim de outubro. Segundo os primeiros benchmarks apresentados, o desempenho do RPi 5 é de duas a três vezes melhor que o da versão anterior.

Apesar de ainda estar em período de pré-venda, o Phoronix teve acesso ao Raspberry Pi 5 e apresentou mais detalhes sobre o novo sistema. Os Raspberry Pi 4 traziam quatro núcleos Cortex-A72 de 1,8GHz; assim, a adoção dos Cortex A-76 de 2,4GHz já justifica o investimento no novo modelo. Mesmo mantendo uma CPU quad-core, o RPi 5 supera inclusive os Orange Pi 5, que contam com 8 núcleos.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Melhorias em todos os componentes

Além da atualização do processador Broadcom BCM2712 ARM (64-bits), o RPi 5 também traz a nova GPU VideoCore VII de 800 MHz e suporte às APIs OpenGL ES 3.1 e Vulkan 1.2. Uma das principais melhorias do novo chip gráfico é a compatibilidade com até dois monitores 4K em taxas de atualização de 60Hz, com decoder 4K@60 HVEC via hardware.

A nova ponte sul RP1, responsável pela maioria das interfaces I/O, consegue entregar velocidades bem maiores nas portas USB em comparação ao Raspberry Pi 4. Além disso, a largura de banda maior chega a dobrar o pico de desempenho de cartões SD.

Vale ressaltar que a proposta dos microPCs é trazer uma solução de PCB única — exceto por acessórios — e por essa razão todos os componentes essenciais são soldados. Por enquanto, os RPi 5 trazem apenas opções com 4GB e 8GB de memória RAM LPDDR4X-4267, mas nada impede que versões com 16GB surjam no futuro.

Fonte: Phoronix