Publicidade

Quase 1 milhão de PCs são vendidos por dia ao redor do mundo, revela pesquisa

Por| Editado por Claudio Yuge | 26 de Maio de 2021 às 23h20

Link copiado!

Fool CDN
Fool CDN

A falta de componentes que afeta desde o segmento de games até montadoras de automóveis ainda não parece ter data para acabar, mas isso não tem desestimulado o mercado de computadores. Segundo uma pesquisa realizada pela International Data Corporation (IDC), um total de 357 milhões de dispositivos da categoria devem ser vendidos em 2021 — quase 1 milhão por dia.

Segundo o levantamento Worldwide Quaterly Computing Device Tracker, este ano as vendas de PCs devem aumentar em 18,1%, mesmo em um momento no qual componentes como sensores e codecs de áudio estão em falta. Conforme explica Ryan Reith, vice-presidente de programas da IDC, atualmente o mercado em geral passa pela falta de componentes de menor custo, mas todos os segmentos passam por falta de inventários.

Continua após a publicidade

A previsão é a de que o setor voltado a consumidores comuns seja o que mais tenha crescimento, seguido pelo educativo e comercial. O principal motivador do crescimento continua sendo a pandemia: trabalhando em casa, muitas pessoas são obrigadas a fazer upgrades ou adquirir novas máquinas para conseguir cumprir tarefas cotidianas.

O setor educativo está investindo mais em dispositivos de baixo custo, como Chromebooks, de forma a responder as novas necessidades do ensino à distância. Embora apresente um crescimento mais lento, o segmento comercial também investe em mais equipamentos conforme modelos de trabalho híbrido se tornam mais comuns.

Falta de componentes só deve acabar em 2022

A pesquisa espera que a falta de componentes comece a diminuir no terceiro trimestre de 2021, mas que um equilíbrio entre oferta e demanda só deve acontecer na primeira metade do próximo ano. Parte do problema pode ser explicado pelo fato de que a maioria dos componentes em falta usam tecnologias de 40 nanômetros (ou mais velhas), enquanto fabricantes preferem investir em soluções mais modernas e que fazem mais sentido para seus negócios.

Continua após a publicidade

Embora a IDC preveja que em 2022 o mercado de PCs vai sofrer uma retração de -2,9% em relação aos resultados deste ano, ela antecipa um crescimento total de 3% levando em consideração os 5 últimos anos. Para o longo prazo, a expectativa é que o segmento de computadores e peças voltados para games deve continuar impulsionando o crescimento do setor.

Fonte: IDC