Publicidade

Processo Intel 18A avança e CPUs Panther Lake já estão em testes

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Divulgação/Intel
Divulgação/Intel
Tudo sobre Intel

A litografia Intel 18A estreia com os processadores Panther Lake em algum momento do segundo semestre de 2025 e o processo de fabricação tem avançado bem, segundo um novo rumor. Elementos que não têm a ver com os núcleos, como controlador de memória, interface I/O e as interconexões estão totalmente funcionais.

A conclusão de que a produção nesse processo está indo bem veio através de testes com uma CPU de identificação A0, ou seja, um dos primeiros passos na fabricação de um processador. O responsável pelo rumor no fórum Weibo afirma que o desempenho dos núcleos de performance dos Panther Lake deve ser "mediano", indicando que não deve haver tanta evolução geracional.

O que já sabemos dos Intel Panther Lake

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A estreia do processo de fabricação Intel 18A com a geração Panther Lake (Core Ultra 300) foi algo já confirmado pelo Time Azul no fim do ano passado. A afirmação veio logo depois que o ex-CEO, Pat Gelsinger, foi afastado de seu cargo e substituído pelos co-CEOs interinos, Michelle Johnston Holthaus e David Zinsner.

Na época, a Intel afirmou que alguns de seus clientes já estavam com amostras de engenharia e até teve feedback positivo de alguns deles. Isso pode significar que a produção dos Core Ultra 300 esteja mais avançada do que poderíamos pensar. Um exemplo disso é que, de forma simbólica, a Intel já havia entregue uma amostra de um chip Panther Lake à Lenovo em outubro de 2024.

Rumores anteriores diziam que essa geração deve ter uma mudança significativa de design em relação aos Lunar Lake. Até mesmo possíveis especificações desse lineup já teria vazado.

Veja mais do CTUP: