Prepare o bolso: placas de vídeo AMD Radeon vão ficar mais caras
Por Raphael Giannotti • Editado por Jones Oliveira |

O aumento nos preços de DRAM, que tem encarecido os módulos de memória RAM, também vai começar a afetar as placas de vídeo. Segundo o site chinês Money UDN, a AMD já teria notificado suas parceiras que suas placas de vídeo vão ficar pelo menos 10% mais caras. Ainda não há estimativa de quando esse aumento deve acontecer, mas rumores anteriores já apontavam para isso.
- Black Friday pode ser momento ideal para comprar SSD barato
- Quantos GB de memória RAM um notebook precisa para ser bom?
Segundo as informações, todas as linhas de placas da AMD ficarão mais caras. Isso significa que a situação pode ir além da linha Radeon para games, que usa módulos GDDR, e pode atingir também aceleradoras de IA que são equipadas com memórias HBM, que também fazem uso de chips DRAM.
NVIDIA e Intel não estão isentas ao problema
A AMD não deve ser a única a repassar o aumento de preços de DRAM para o consumidor, já que as placas de vídeo da NVIDIA não estão isentas, porque usam a mesma tecnologia. Por isso, quando esse reajuste chegar ao usuário comum como você e eu, as placas Radeon e GeForce (além da Intel) também ficarão mais caras no varejo.
Um dos causadores desse aumento de preço é a gigantesca demanda por data centers de IA, especialmente por GPUs aceleradoras, que fazem uso de memórias HBM. Ou seja, é como se esses produtos "canibalizassem" as outras linhas de placas de vídeo voltadas para o consumidor, porque as fabricantes de módulos de memória estão priorizando essa demanda vinda de gigantes como Google e Amazon, comprando placas da AMD e NVIDIA.
E GPUs não são as únicas afetadas, já que memória RAM também faz uso de DRAM. No caso desse componente, os preços já começaram a ser repassados aos varejistas ao redor do mundo, e algumas lojas até começaram a limitar a venda desse tipo de produto por pessoa, para que haja estoque por um período mais prolongado.
O cenário geral não é nada bom, afetando também chips NAND usados em SSDs, que são usados pelos data centers. Executivos da área já alertaram para uma escassez sem precedentes a partir de 2026, algo que não deve acabar tão cedo. Isso significa que teremos PCs mais caros os próximos anos por conta da incapacidade da indústria suprir a altíssima demanda pela IA.
Veja mais do CTUP:
- Preço da memória DDR5 dobra e assusta quem quer montar um PC
- Pânico na indústria faz fabricantes limparem o mercado de memórias RAM
- Samsung recusa novos contratos de memória RAM; preço deve ficar ainda mais caro
Fonte: Money UDN