Publicidade

PlayStation portátil pode vir com APU AMD de nova geração

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Divulgação/Sony
Divulgação/Sony
Tudo sobre Sony

Alguns rumores apontam para um PlayStation portátil, mas nenhum deles falou de especificações técnicas como o leaker Kepler fez agora em diferentes mensagens no fórum Neogaf (e compilado pelo Digital Foundry). Ele revelou que o dispositivo usará uma arquitetura gráfica da AMD que nem ao menos temos ideia do que será capaz de fazer. O possível PS de mão pode ter uma APU com 16 CUs baseadas em UDNA, mas ainda deve demorar a chegar.

A atual arquitetura gráfica da AMD é a RDNA 4, que equipa as placas de vídeo Radeon RX 9000, além da RDNA 3.5 que está nas APUs mobile, entregando o maior desempenho em iGPU do mercado. Mas, ao que parece, a Sony pretende apostar na nova tecnologia do Time Vermelho, que ainda nem ganhou detalhes oficiais.

PlayStation portátil promete ser poderoso

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Em relação ao restante das configurações, o leaker afirma que será a mesma quantidade de núcleos presentes na APU do ROG Xbox Ally X — praticamente um Xbox portátil feito pela ASUS e que chega ainda neste ano — ou seja, 16 CUs, mas baseados em UDNA, além de 32 ROPs.

Para tentar amenizar a questão da limitação de largura de banda das APUs mobile, a Sony deve escolher memórias LPDDR5X consideravelmente mais rápidas, chegando a 9.600 MT/s, além de mais memória cache, mais especificamente 16 MB de MALL (Acesso de memória no último nível, em inglês). Mesmo assim, a interface ainda deve ser limitada a 128-bit.

Kepler afirma ainda que a evolução no desempenho por núcleo com a arquitetura UDNA em relação ao que existe agora com o os Ryzen AI 300, ou até mesmo o Ryzen Z2 Extreme, é "bem, bem maior".

Quando falou oficialmente sobre UDNA, a AMD disse que se tratava de uma unificação das arquiteturas RDNA, usada na linha Radeon, e CDNA, voltada para IA e presente nas GPUs Instinct para servidores. Por isso, é possível que o novo PlayStation portátil faça uso do FSR 4 (ou uma futura geração), algo que seria muito benéfico por conta do auxílio a nível de IA, assim como o DLSS no Switch 2.

Segundo o leaker, o console de mão chegará próximo ao lançamento do PS6. Ou seja, isso ainda não acontece antes de 2027.

Veja mais do CTUP: