PCIe 5.0 é coisa do passado: PCIe 6.0 chega já em 2025
Por Raphael Giannotti • Editado por Jones Oliveira |

Enquanto muitos PCs ainda fazem uso da tecnologia PCIe 4.0, a PCI-SIG, grupo responsável pelo desenvolvimento dessa tecnologia, divulgou que a 6ª geração da interface está pronta e chega ainda em 2025. A transição é lenta e isso não significa que a tecnologia já estará disponível ainda neste ano, já que precisa de hardware compatível para ser usada, algo que deve acontecer somente a partir de 2026.
As especificações finais foram divulgadas em 2022 e somente agora a tecnologia será lançada. A indústria de hardware já trabalha em produtos compatíveis com PCIe 6.0, como processadores, chipsets, SSDs e placas de vídeo, componentes que fazem uso dessa conexão.
PCIe 8.0 já teve desenvolvimento iniciado
Enquanto isso, a PCI-SIG já está um passo a frente e desenvolve a versão PCIe 6.3 no momento. Na verdade, o grupo já está criando as bases para a versão 8.0 e revelou que a 7.0 chega em 2027. Ainda temos uma grande quantidade de produtos que suportam somente PCIe 4.0 sendo vendidos em nosso varejo e eles têm certa preferência por causa do preço menor.
Em termos de placas de vídeo, somente as séries GeForce RTX 50 da NVIDIA e Radeon RX 9000 da AMD suportam PCIe 5.0 e esses chips foram lançados neste ano. Além disso, SSDs que fazem uso dessa tecnologia começaram a ganhar força somente agora em 2025. Somente processadores já oferecem suporte há um tempo. A atual geração da interface de comunicação é suportada pelos Ryzen 7000 e Intel Core de 12ª geração em diante, além de seus respectivos chipsets.
O PCIe 6.0 oferece 64 GB/s de velocidade em conexões x4, aquelas usadas por SSDs no formato M.2. Esse valor é 4x mais do que o PCIe 5.0 oferece atualmente e vemos em SSDs que chegam próximos de 15.000 MB/s em transferência de dados. Já para placas de vídeo, a conexão x16 garante 256 GB/s de largura de banda, o dobro do que temos hoje.
Veja mais do CTUP:
- O que são memórias High Bandwidth Memory (HBM)?
- O que eram wait states e por que eles "freavam" o desempenho do PC?
- Conheça o XMX Acceleration, tecnologia por trás das GPUs Intel Arc e XeSS