Publicidade

NVIDIA RTX Pro 6000 é a GPU mais forte para games, mas não é para todo mundo

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
NVIDIA/Divulgação
NVIDIA/Divulgação
Tudo sobre Nvidia

As GPUs da série GeForce RTX xx90 costumam ser as mais fortes para games em diferentes gerações. Embora a RTX 5090 tenha a coroa hoje, porque a AMD desistiu do segmento entusiasta nesta geração, é a RTX Pro 6000 quem entrega o maior nível de desempenho em games, como mostra os testes do overclocker der8auer. Tudo isso, claro, tem seu preço, e um bem alto.

Também baseada na arquitetura Blackwell, a RTX Pro 6000 supera a RTX 5090 em diferentes jogos, tanto na média de FPS, quanto no mínimo. Em Cyberpunk 2077 rodando em 4K no máximo, mas sem ray tracing, a GPU para uso profissional entrega 14% mais desempenho. Em alguns jogos, como Assassin's Creed Mirage, a diferença é bem pouca, chegando somente a 3%.

RTX Pro 6000 é bem mais cara e consome mais

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Nesse caso, a taxa de consumo de placa é maior do que a performance a mais entregue. Esse, inclusive, é um quesito que desfavorece a GPU, já que seu TDP é 600W, 25W a mais que a RTX 5090. Em alguns dos jogos, a placa chegou muito próximo do TDP máximo, que é um valor muito alto, embora a GPU Blackwell para games não fique tão longe assim.

Outro ponto negativo desse modelo é seu custo. É possível comprar entre 3 e 4 GeForce RTX 5090 (dependendo do modelo e preço) com o valor cobrado pela RTX Pro 6000, que é nada menos que US$ 10.000. Isso significa que não existe nenhuma vantagem com essa GPU caso o foco seja games, já que a superioridade em relação a Blackwell topo de linha não é tão grande.

Essa diferença até poderia ser maior, já que o overclocker lembra que não existe um Game Ready Driver da NVIDIA para esse segmento. Mesmo assim, essa GPU dificilmente seria atraente com um preço desse. Por outro lado, profissionais que fazem uso da RTX Pro 6000 têm a vantagem de conseguir desempenho máximo em games.

Veja mais do CTUP: