Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

NVIDIA para de produzir placas de vídeo GeForce GTX 16

Por| Editado por Jones Oliveira | 05 de Março de 2024 às 16h50

Link copiado!

NVIDIA
NVIDIA
Tudo sobre Nvidia

O fim chega para todos. Após informações de dezembro apontarem que a NVIDIA aposentaria a geração de placas de vídeo GTX 16, o fórum chinês Board Channels teve acesso ao planejamento da gigante verde e que basicamente confirma o fim de ciclo dessa família de GPUs. Dentre as afetadas está a clássica e guerreira GeForce GTX 1650 e a questionável GTX 1630 — que já deveria ter ido para a gaveta há um tempo.

Segundo as informações compartilhadas no site chinês, as placas GeForce GTX 16 tiveram sua produção cessada ainda neste primeiro trimestre de 2024. Dessa forma, os únicos exemplares existentes são aqueles disponíveis nos estoques dos varejistas, que devem durar entre um a três meses.

Após isso, as únicas GTX 16 restantes serão aquelas já compradas ou vendidas no mercado cinza. A NVIDIA não vai mais fabricar essas placas e nem as empresas parceiras continuarão vendendo produtos que contenham essa nomenclatura. 

Continua após a publicidade

O fim de uma era

Muito queridas pelo público de entrada, as GeForce GTX 16 cumpriram seu papel durante anos. Último modelo mais popular a ser encerrado, a GTX 1650 chegou a ser a placa de vídeo mais usada no Steam por vários meses e fez a alegria de muitos jogadores com orçamentos limitados desde seu lançamento em abril de 2019.

O fim da produção dessas placas também encerra a nomenclatura GTX. Introduzida inicialmente em novembro de 2005 com a GeForce 7800 GTX, o nome ganhou força em 2008, por meio da chegada da icônica GeForce GTX 260, que seguiria um padrão revolucionário na indústria por décadas.

Mesmo que descontinuadas, as GeForce GTX 16 continuarão por aí. É provável que a NVIDIA ainda libere drivers de atualizações para essas GPUs, mas a falta de fôlego delas mostra que é hora de descansar. 

Fonte: Board Channels