Nvidia | GeForce RTX 3080 tem apresentado falhas e travamentos durante os jogos

Por Felipe Ribeiro | 25 de Setembro de 2020 às 17h54
Nvidia
Tudo sobre

Nvidia

Saiba tudo sobre Nvidia

Ver mais

As novas placas da Séries RTX 30 da Nvidia já estão nas mãos de usuários pelo mundo e, como geralmente acontece com novos produtos tecnológicos, as primeiras levas da GPU estão apresentando problemas de funcionamento. De acordo com o pessoal da ComputerBase, as versões personalizadas da placa seriam as mais afetadas.

De acordo com vários tópicos em fóruns e postagens de mídia social, as GPUs estão travando no desktop, tanto na abertura dos games quanto no fechamento, além de também pararem de funcionar durante a jogatina. Alguns usuários também relataram telas pretas, comumente associadas este tipo de problema. Muito embora a causa destes travamentos ainda seja um mistério, alguns usuários sugerem que eles ocorrem quando a placa de vídeo excede a velocidade de clock em 2,0 GHz.

A Nvidia ainda não se posicionou sobre o tema e não lançou nenhum patch de correção, mas alguns gamers deram dicas para mitigar esse problema. Segundo eles, é indicado reduzir manualmente as velocidades do clock em até 100 MHz e desativar o planejamento de GPU acelerado por hardware no Windows 10. Alguns também estão recomendando a subvoltagem do RTX 3080, embora isso só seja possível por meio do utilitário MSI Afterburner 4.6.3 BETA 2.

A RTX 3090, por sua vez, não apresentou falhas até o momento/ (Imagem: Divulgação/ Nvidia)

As marcas e modelos afetados seriam a Zotac GeForce RTX 3080 Trinity, a EVGA RTX 3080 XC e a MSI GeForce RTX 3080 Ventus 3X OC — todos com overclock de seus respectivos fabricantes. Nenhuma falha foi notada nas RTX 3090 e 3070.

Fonte: TechRadar, ComputerBase

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.