Publicidade

NVIDIA garante que GeForce RTX 5070 não sofre com falha no hardware

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
NVIDIA/Divulgação
NVIDIA/Divulgação
Tudo sobre Nvidia

Nesta semana, a NVIDIA confirmou problemas a nível de hardware com as GeForce RTX 5090 e 5070 Ti, depois de diferentes relatos surgindo na internet. Logo depois, o Time Verde afirmou que a RTX 5080 também sofre com o problema, mas a RTX 5070, que é a próxima GPU Blackwell a chegar, não sofre com o defeito em questão.

Esse problema é a falta de unidades ROPs nessas placas de vídeo, chegando a ser 8 ROPs a menos na RTX 5090, derrubando o desempenho em torno de 4% em relação a GPU sem o defeito de fabricação. Ao The Verge, a NVIDIA disse o seguinte:

"Após uma investigação mais aprofundada, identificamos que uma versão inicial de produção das GPUs GeForce RTX 5080 também foi afetada pelo mesmo problema. Os consumidores afetados podem entrar em contato com o fabricante da placa para obter uma substituição".
Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Donos de RTX 50 afetadas devem solicitar troca de placa

A NVIDIA deu o mesmo direcionamento para donos das outras GPUs Blackwell afetadas. A única forma de resolver esse tipo de problema, é fazendo a substituição do produto, já que estamos falando de uma falha a nível de hardware que não é possível consertar como um reballing de GPU ou memória de vídeo, por exemplo.

O Time Verde afirmou, no entanto, que a GeForce RTX 5070 deve chegar livre desse problema. Ao The Verge, a empresa disse que "nenhuma outra GPU da NVIDIA foi afetada" e quando questionada especificamente sobre a GPU Blackwell intermediária, disse que ela não foi afetada. Isso nos leva a crer também, que as RTX 5060 (Ti) podem chegar livre dessa falha.

Anteriormente, a NVIDIA havia afirmado que menos de 0,5% dessas placas de vídeo GeForce RTX 50 foram afetadas, um número realmente baixo para algo produzido em massa, embora sofra de um outro problema: falta de estoques.

Veja mais do CTUP:

Continua após a publicidade

Fonte: The Verge