NVIDIA deve ressuscitar a RTX 3060 para driblar escassez de memórias
Por Raphael Giannotti • Editado por Jones Oliveira |

As empresas da indústria de hardware de PC estão tendo que se virar para lidar com a crise de chips DRAM, que tem causado a escassez desse componente. Enquanto algumas séries inteiras de placas de vídeo podem ter sido adiadas por causa disso, a NVIDIA pode trazer a lendária GeForce RTX 3060 de volta, e isso deve acontecer ainda no começo de 2026.
-
Recursos exclusivos das placas de vídeo NVIDIA GeForce RTX
- 5 melhores placas de vídeo NVIDIA GeForce para diferentes perfis de uso
- CES 2026: maior feira tech do mundo começa nesta terça (6); Canaltech estará lá
O rumor vem do leaker hongxing2020, que é mais um daqueles com bom histórico de acerto, e esse é o máximo de informação que ele trouxe. Não fica claro se ele está falando do modelo de 8 GB ou de 12 GB. De qualquer forma, uma das placas de vídeo mais populares dos últimos anos pode voltar às prateleiras nos próximos meses.
RTX 3060 voltou a ser a mais popular no Steam
E falando nisso, curiosamente, a pesquisa de hardware do Steam mais recente, referente ao mês de dezembro de 2025, mostra a GPU Ampere mainstream da NVIDIA de volta ao topo depois de crescer 2,20%. Mesmo com a RTX 4060 mobile e desktop aumentando sua participação em cerca de 1,50%, isso não foi o suficiente para impedir o avanço da RTX 3060.
Essa mudança na lista de placas de vídeo mais populares entre os usuários do Steam é curiosa. Isso porque não é mais tão fácil encontrar essa placa de vídeo por um preço que vale a pena, muitas vezes encostando no valor da RTX 5060, que é consideravelmente superior.
Já em relação à possível movimentação da NVIDIA, tudo indica que o acesso à memória GDDR7 tem sido cada vez mais difícil com o sufocamento na produção de DRAM causado pela gigantesca demanda por esse componente por parte dos servidores de IA. DRAM também é usada em GDDR6, mas, por ser uma tecnologia mais antiga, é provável que exista um estoque suficiente para reviver GPUs de anos atrás.
E vale lembrar que não é só a RTX 3060 que usa esse tipo de tecnologia, já que ela está presente em todas as séries RTX, da RTX 20 até a RTX 40, com exceção da atual geração Blackwell, que usa GDDR7. Ou seja, seguindo essa linha de raciocínio, pode ser que a NVIDIA traga de volta outras placas de vídeo também em uma possível falta de RTX 50 por conta da crise.
Veja mais do CTUP:
- Ano da IA: NVIDIA fecha 2025 como empresa mais valiosa do mundo
- Novas CPUs da Intel podem ter gráficos Blackwell ou Rubin da NVIDIA
- NVIDIA conclui investimento de US$ 5 bilhões na Intel com aval dos EUA
Fonte: hongxing2020