Publicidade

NVIDIA confirma arquiteturas Blackwell Ultra e Rubin para até 2026

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Felipe Vidal/Canaltech
Felipe Vidal/Canaltech
Tudo sobre Nvidia

Durante a divulgação do seu relatório fiscal mais recente, o CEO da NVIDIA, Jensen Huang, deixou claro que a próxima arquitetura de chips para IA, Blackwell Ultra, ainda está prevista para o segundo semestre de 2025. Além disso, a próxima arquitetura, Vera Rubin, também segue em produção e chega a partir de 2026.

A atual arquitetura Blackwell para data centers acabou sofrendo um atraso no fim do ano passado por problemas no design do chip, algo que forçou a NVIDIA a adiá-la. Mesmo assim, o problema não foi o suficiente para mexer no roadmap da gigante da tecnologia, como deixa claro Huang:

"O Blackwell Ultra está previsto para o segundo semestre. O próximo trem é o Blackwell Ultra com novo networking, nova memória e, é claro, novos processadores. [...] Já revelamos e estamos trabalhando em estreita colaboração com todos os nossos parceiros no clique seguinte. O clique seguinte é chamado Vera Rubin e todos os nossos parceiros estão se preparando para a transição para ele. Com as GPUs Rubin, vamos oferecer um grande, grande, enorme avanço."

Mais detalhes sobre as arquiteturas na GTC 2025

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O CEO da NVIDIA se mostra bastante otimista com o futuro do segmento que fez com que a empresa se tornasse uma das mais valiosas do mundo: chips para IA. Ele promete mostrar mais durante a GTC 2025, que acontece entre os dias 17 e 21 de março na Califórnia, EUA, evento que terá grande foco em IA. Nessa conferência, o Time Verde apresentará também detalhes sobre a arquitetura Vera Rubin.

Em relação às novidades dessas próximas gerações de chips para IA da NVIDIA, a implementação de memórias HBM3e 12H nas Blackwell Ultra e HBM4 nas Rubin são alguns dos destaques.

Veja mais do CTUP:

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*