Publicidade

NVIDIA aumenta potência de futuras GPUs "com medo" dos avanços da AMD

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Divulgação/NVIDIA
Divulgação/NVIDIA
Tudo sobre Nvidia

A NVIDIA domina o mercado de GPUs aceleradoras de IA e isso é inegável, mas a AMD tem se movimentado de forma que tem chamado a atenção da indústria. A próxima geração de chips para inteligência artificial de ambas as empresas está sofrendo alterações nas especificações de última hora, principalmente no consumo das GPUs que deve aumentar, refletindo no desempenho consequentemente.

Segundo o SemiAnalysis, a GPU Instinct MI450X da AMD chegaria com TGP (Total Graphics Power) em 2.300W, sendo supostamente elevado agora para 2.500W. Do lado da NVIDIA, com a GPU VR200 baseada em Vera Rubin, o consumo padrão seria 1.800 TGP, subindo recentemente para 2.300W.

AMD seria o motivo para a movimentação da NVIDIA

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Segundo esse novo rumor, a mudança por parte do Time Verde é recente para fazer frente ao que a AMD ofertará na nova geração. Um aumento no consumo de energia não acontece simplesmente por acontecer, isso é a consequência de um aumento nas especificações em relação ao projeto inicial.

Em relação a isso, de acordo com as informações do SemiAnalysis, a largura de banda de memória aumentou de 13 para 20 TB/s por GPU Vera Rubin. Essa arquitetura está prevista para chegar a partir de 2026 e também receberá uma variante Ultra posteriormente. Ambas serão equipadas com memória HBM4, que ainda está em desenvolvimento.

Para brigar contra a nova geração de GPUs para IA da NVIDIA, a AMD se prepara para lançar a série Instinct MI400 também no próximo ano, usando a mesma tecnologia de memória, entregando até 432 GB por GPU, muito mais que que menos de 290 GB da rival, segundo rumores. Já a largura de banda de ambos deve ser a mesma, beirando os 20 TB/s.

A AMD tem arrancado parte do mercado de processadores da Intel nos últimos anos. Além disso, diminuiu consideravelmente a diferença de performance em placas de vídeo para games com as Radeon RX 9000, e parece que agora vai em busca de um espaço no mercado de IA.

Veja mais do CTUP: