NVIDIA anuncia GPU H200 NVL focada em eficiência para data centers
Por Raphael Giannotti • Editado por Jones Oliveira |
Durante o Supercomputing 2024, a NVIDIA anunciou uma nova GPU baseada em Hopper: a H200 NVL. O novo chip tem foco em eficiência energética e é voltado para data centers com design de rack com refrigeração a ar, oferecendo alta performance em IA e HPC.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- NVIDIA encerra produção das RTX 40 e foca totalmente nas RTX 50
- GPUs Blackwell terão 2,2x mais desempenho que Hopper, garante NVIDIA
O novo lançamento da NVIDIA surgiu para atender uma demanda alta. Dados da companhia apontam que cerca de 70% das empresas de data center usam racks de GPUs abaixo de 20 k/W usando refrigeração a ar. E por usarem a conexão PCIe, é possível ter várias dessas placas em um único rack.
H200 NVL tem grande evolução sobre arquitetura Ampere
A GPU NVIDIA H200 NVL chega com 50% mais memória e 20% mais largura de banda, oferecendo até 70% mais performance em LLM e 30% mais desempenho em aplicações de HPC sobre o modelo H100 NVL, ou até 2,5 vezes mais que a arquitetura NVIDIA Ampere.
Através do NVLink, é possível conectar até quatro GPUs H200 NVL; por usar a nova geração da conexão, a comunicação pode ser até 7 vezes mais rápida em relação à quinta geração de PCIe, atendendo bem a alta demanda por inferência de LLM por data centers.
Segundo a NVIDIA, a Universidade do Novo México nos EUA já está mudando seus sistemas para a GPU H200 NVL. "Ao mudarmos para o H200 NVL, poderemos acelerar uma variedade de aplicativos, incluindo iniciativas de ciência de dados, bioinformática e pesquisa genômica, simulações de física e astronomia, modelagem climática e muito mais", disse o diretor de pesquisa através de computação avançada da universidade, Patrick Bridges.
Algumas empresas parceiras como Dell, HP, Lenovo e Supermicro já trabalham para a implementação da NVIDIA H200 NVL, que chega ao mercado global em dezembro de 2024.
Veja mais: