Novos Snapdragon 670, 640 e 460 têm especificações vazadas online

Por Sérgio Oliveira | 29 de Dezembro de 2017 às 10h23

A Qualcomm já fabrica uma extensa gama de processadores para dispositivos móveis de médio porte, e alguns deles sequer chegaram ao mercado - como é o caso do Snapdragon 636. Mesmo assim, a empresa quer pulverizar ainda mais o segmento, oferecendo pelo menos mais três opções de SoC conforme um vazamento surgido nesta sexta-feira (29).

Em uma publicação na rede social chinesa Weibo, um usuário diz ter tido acesso às especificações dos novos Snapdragon 670, 640 e 460. Mais do que isso, ele mostrou uma tabela comparativa, que coloca as características dos chips lado a lado, como a Qualcomm realmente costuma fazer quando anuncia um novo componente.

Tabela vazada mostra as especificações dos próximos Snapdragons a serem lançados pela Qualcomm
Tabela vazada mostra as especificações dos próximos Snapdragons a serem lançados pela Qualcomm (Fonte: Weibo)

Snapdragon 670

Especulado há pelo menos quatro meses, o Snapdragon 670 chegará ao mercado para suceder o Snapdragon 660 como a principal oferta para dispositivos intermediários.

O chip será fabricado utilizando litografia de 10 nm e ele virá com quatro núcleos Kryo 360 baseados no Cortex-A75 com 2 GHz de clock. Outros quatro núcleos Kryo 385 adicionais chegam para executar tarefas mais simples, com clock de 1,6 GHz.

A GPU passou por uma repaginação e evoluiu da Adreno 512 para a Adreno 620, garantindo melhor processamento e exibição de imagens. As câmeras, por sua vez, vão contar com um chip Spectra 260 IPS com suporte a sensores duplos de até 26 megapixels e 13 megapixels.

Em questão de conectividade, o chip também apresenta melhorias graças ao novo modem X16, capaz de atingir até 1.000 Mbps de download e 150 Mbps de upload.

Snapdragon 640

Assim como seu irmão mais potente, o Snapdragon 640 será fabricado em litografia de 10 nm e contará com oito núcleos processadores. A diferença é que, neste modelo, serão apenas dois núcleos de alta capacidade e seis voltados para tarefas básicas. Por conta dessa disposição, os clocks também são diferentes: 2,15 GHz para os mais rápidos, e 1,55 GHz para os mais modestos.

Fora isso, as demais especificações são praticamente as mesmas, sendo o modem a única outra diferença: ao invés do X16, o Snapdragon 640 mantém o X12, que atualmente é usado no Snapdragon 636.

Snapdragon 460

Irmão mais humilde dos novos chips que serão anunciados, o Snapdragon 460 chega para suceder o Snapdragon 450.

Como sua proposta é ser mais barato que os demais, este chip será fabricado em 14nm e contará com oito núcleos básicos Kryo 360. Quatro deles rodarão a 1,8 GHz; os demais, a 1,4 GHz.

A GPU é uma Adreno 605, enquanto o chip processador de imagens das câmeras é um Spectra 240. O modem LTE é o basicão X12.

Embora o vazamento seja bastante minucioso, ainda assim devemos tratá-lo apenas como especulação. A Qualcomm permanece em silêncio sobre os chips e provavelmente só deverá abrir o jogo quando do anúncio oficial - o que pode acontecer durante a CES 2018, que começa no dia 9 de janeiro.

Fonte: GSMArena

Participe do nosso grupo de ofertas no Facebook e tenha acesso aos melhores descontos e cupons para você garantir sempre o menor preço em suas compras online.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.