Novo Bluetooth duas vezes mais rápido já está disponível para fabricantes

Por Redação | 08 de Dezembro de 2016 às 09h03

No início deste ano, o Bluetooth 5 foi anunciado como o próximo novo padrão de rede sem fio, substituindo o Bluetooth 4.2. Na última quarta-feira (07), a novidade foi oficializada e disponibilizada para os fabricantes utilizarem em seus dispositivos.

As principais atualizações do Bluetooth 5 incluem maior alcance, maior velocidade e maior capacidade de transmissão de mensagens, bem como melhora na interoperabilidade e coexistência com outras tecnologias sem fio.

Para efeito de comparação, o Bluetooth 5 oferece um alcance quatro vezes maior do que seu antecessor, o que significa que você não precisa se preocupar em ficar colado no dispositivo que está conectado. Além disso, o novo padrão é duas vezes mais rápido do que o Bluetooth 4.2, aumentando assim a velocidade de transmissão de dados por meio da tecnologia.

O Bluetooth 5 também inclui aperfeiçoamentos que ajudam a reduzir a possibilidade de interferências com outras tecnologia sem fio, algo crucial para o futuro, que prevê cada vez mais dispositivos conectados por metro quadrado.

"O Bluetooth está revolucionando a forma como as pessoas experimentam a Internet das Coisas. O Bluetooth 5 continua impulsionando essa revolução por meio da apresentação de conexões confiáveis e da mobilização da adoção de beacons, que por sua vez irá diminuir as barreiras de conexão e permitem uma experiência de Internet das Coisas mais transparente", explica Mark Powell, diretor executivo do Bluetooth Special Interest Group (SIG), associação cujos membros desenvolvem, implementam e vendem a tecnologia Bluetooth.

Dentro de dois a seis meses devemos começar a ver os primeiros dispositivos equipados com o Bluetooth 5 circulando no mercado. Isso significa que os lançamentos do próximo ano, como o próximo iPhone, já devem vir com a nova tecnologia embarcada.

Fonte: Bluetooth

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.