Publicidade

Novo Apple M5 sofre com thermal throttling em teste de estresse no MacBook Pro

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Apple/Divulgação
Apple/Divulgação
Tudo sobre Apple

O novo Macbook Pro, primeiro produto com chip Apple M5, tem o mesmo chassi do modelo da geração passada, equipado com SoC M4. O sistema de refrigeração simplificado com apenas uma fan e um heatpipe para transferência de calor não impede o M5 de passar seu limite térmico e sofrer com thermal throttling, como mostra um novo teste comparativo com o mesmo notebook equipado com M4.

O canal Max Tech colocou os dois modelos lado a lado rodando o Cinebench 2024 no teste multicore, que estressa todos os 10 núcleos de cada uma das CPUs de diferentes gerações. O M5 chegou a 99°C, causando thermal throttling, que é uma forma do sistema lidar com o super aquecimento ao diminuir as frequências.

Situação do M4 é ainda pior comparado com M5

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Embora seja algo negativo, a situação não é pior do que a geração passada. O Macbook Pro equipado com chip M4 bateu 100°C em média, chegando a 114°C. Se a temperatura máxima de seu sucessor causou a queda nas frequências, imagina então nesse caso. E isso acontece mesmo com o consumo menor, em 18,4W, contra os 21,81W do M5.

Esse é um teste que leva o processador ao limite, exigindo o máximo de sua capacidade e, consequentemente, gerando as maiores temperaturas. Ou seja, no uso do dia a dia, o máximo que chega perto disso são os programas de edição de vídeo e imagem, e o usuário não deve ter esse tipo de problema com o restante das aplicações.

Como costuma acontecer com as diferentes gerações de chips da Apple, o M5 ainda será ampliado com variantes como Max e, possivelmente, Ultra, que entregam mais desempenho, demandam mais energia e exigem um sistema de refrigeração mais robusto, algo devemos ver com os novos produtos equipados com esses chips.

Max Tech executou ainda diferentes testes para comparar o poder de fogo do SoC M5 em relação ao seu antecessor e, para a surpresa de ninguém, o novo chip entrega mais desempenho em diferentes tipos de aplicações. Você pode conferir os resultados no vídeo acima.

Veja mais do CTUP: