Nova atualização da Intel piora o desempenho de CPUs Arrow Lake
Por Raphael Giannotti |

Desde o lançamento da atual geração de CPUs da Intel para desktop, Core Ultra 200 "Arrow Lake", reviewers e usuários relatam desempenho abaixo do prometido pela empresa e até reconhecido pelo Time Azul. Uma correção a nível de BIOS foi lançada, mas aparentemente, ela diminui o desempenho em vez de melhorá-lo.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Vale a pena comprar CPU Intel Core i5 em 2025?
- Pentium FDIV: 30 anos do 1º grande bug da Intel
O microcode 0x114 tinha como objetivo corrigir os problemas que levam os processadores Arrow Lake a entregarem performance abaixo do divulgado inicialmente pela Intel. Segundo benchmarks feitos pelo CapFrameX, houve um aumento na latência de memória RAM, que subiu de 69ns para 80ns em média.
Em jogos, mais especificamente rodando Cyberpunk 2077 em um Core Ultra 9 285K, atual SKU topo de linha da geração, a queda de desempenho foi de cerca de 18%. Assim, as mínimas que passavam de 100 FPS, caíram para a casa dos 80 FPS com a nova BIOS e microcode.
Briga contra a geração passada e Ryzen 9000
Esses resultados não são nada bons, especialmente porque os CPUs Arrow Lake já eram superados pela geração anterior Raptor Lake Refresh (Intel Core de 14ª geração). Caso esse problema se estenda ao restante do lineup - algo que ainda não foi comprovado - a situação pode ser ainda pior.
Outro aspecto que deixa a situação mais delicada para a Intel é em relação a briga contra a AMD e seus Ryzen 9000, que são os atuais rivais dos Core Ultra 200 em PCs de mesa. Antes da atualização, as CPUs do Time Azul já não eram tão ameaçadores aos processadores Zen 5.
Vale ressaltar que o problema com queda de desempenho foi vista em jogos e não temos outros testes mostrando que o Core Ultra 9 285K, ou outro SKU, registrou queda de performance em outros tipos de workload até agora.
Veja mais do CTUP: