Notebooks com NVIDIA GeForce RTX: jogue, trabalhe e crie com IA

Por Redação | 12 de Janeiro de 2024 às 13h00

Link copiado!

PUBLIEDITORIAL
(Imagem: Divulgação/Nvidia)
(Imagem: Divulgação/Nvidia)
Tudo sobre Nvidia

A Inteligência Artificial veio para ficar, é a maior revolução em computação das últimas décadas.

Os benefícios da IA já são uma realidade para quem tem NVIDIA® GeForce RTX™: Geração de textos, imagens e até vídeos completos, vários novos meios de interação com computadores e a maneira como trabalhamos de forma compartilhada e ainda muito desempenho e produtividade.

Em 2006 a NVIDIA introduziu as tecnologias CUDA®, que abriram novos horizontes ao possibilitar que esses componentes pudessem lidar com grandes cargas de trabalho e processamento em geral. Essa mudança de paradigma foi o que abriu o caminho para revolução da IA como vemos hoje, principalmente na nuvem, onde praticamente tudo relacionado a IA roda em data centers equipados com milhares de GPUs NVIDIA. Em 2018, a NVIDIA democratizou o acesso à IA com o lançamento das GPUs GeForce RTX™, ao trazer aos consumidores os Tensor Cores, núcleos exclusivos especializados em Inteligência Artificial.

Hoje, ao usar uma NVIDIA® GeForce RTX™, presente em notebooks e desktops, milhões de usuários pelo mundo já podem fazer parte dessa nova era de computação, através de recursos avançados exclusivos nos PCs para games, criação de conteúdo, produtividade e muito mais.

IA para games

As tecnologias das GeForce RTX™ aceleram o desempenho e melhoram a experiência de gameplay em mais de 500 jogos e aplicações que possuem o NVIDIA DLSS. Além do modo Super Resolution, capaz de ampliar a resolução dos games sem perda de qualidade, os jogadores com GeForce RTX™ Série 40 podem aproveitar o modo Frame Generation para turbinar em até 4 vezes a taxa de quadros dos mais variados títulos através da produção de quadros por IA.

Os recursos presentes nas GPUs GeForce RTX™ tornam realidade os jogos de altíssimo desempenho, alta fidelidade e imersão máxima. O Ray Tracing, alimentado por RT Cores (núcleos especiais dedicados ao traçado de raios), traz iluminação e reflexos imersivos e ultrarrealistas aos jogos. Líderes no mercado, com tecnologias exclusivas e apoio de Inteligência Artificial, as GeForce RTX™ Série 40 são capazes de oferecer um aumento no desempenho de até 5 vezes no Cyberpunk 2077, por exemplo; além de entregar imagens de melhor qualidade.

O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

IA para criação de conteúdo e produtividade

O ecossistema de tecnologias nas GPUs NVIDIA® GeForce RTX™ vai além dos jogos e garante grandes benefícios em produtividade em cargas de trabalho mais pesadas. Designers, engenheiros, arquitetos, odontologistas, desenvolvedores de games, editores de vídeo e pesquisadores, dentre tantos outros profissionais, podem tirar proveito dos núcleos dedicados ao Ray Tracing e da Inteligência Artificial.

Profissionais de diversas áreas podem contar com mais desempenho e agilizar tarefas nas principais aplicações, potencializando fluxos de trabalho, otimizando ferramentas e aprimoramentos de IA e visualizando renderizações em tempo real. Os fluxos de trabalho são acelerados, a produtividade aumenta e ainda sobra tempo para as ideias dos criativos fluírem!

De olho em uma solução portátil? Usuários que escolhem notebooks equipados com GPUs NVIDIA® GeForce RTX™, adquirem máquinas extremamente rápidas, potentes, finas, leves, silenciosas e com uma duração de bateria incrível. Isso é possível graças ao NVIDIA Max-Q, um pacote avançado de tecnologias fornecidas por IA que otimiza o desempenho, o consumo de energia e a acústica do seu notebook, para uma eficiência máxima em atividades do dia a dia profissional ou estudantil. Fica fácil fazer uma live, uma video conferência, livestreaming ou palestras virtuais enquanto roda outras aplicações que exigem bastante do notebook, mantendo um desempenho impecável em todas as atividades.

A NVIDIA também assegura maior integração entre os softwares de desenvolvimento com o NVIDIA Omniverse™, possibilitando a produção com vários programas ao mesmo tempo em uma plataforma unificada que oferece recursos adicionais de Inteligência Artificial, junto a um fluxo de trabalho que habilita a colaboração com outros profissionais em tempo real.

Para streamers, profissionais que costumam fazer muitas reuniões e produtores de podcasts, as GPUs da NVIDIA oferecem também a aplicação NVIDIA Broadcast, que usa IA para transformar qualquer ambiente em um estúdio de gravação. O app permite desfocar ou substituir o plano de fundo da sua webcam, remover os ruídos altíssimos do ambiente, sem sacrificar a qualidade da captação de voz, e até manter o seu olhar centralizado de forma natural, mesmo que você esteja olhando para outra direção.

Já programadores e desenvolvedores de aplicações podem fazer uso dos workflows acelerados por GPU para treinamento e implantação de modelos de IA, empregando ferramentas exclusivas, contêineres, SDKs e novos modelos de código aberto, otimizados para RTX, para produzir novas soluções para Windows alimentadas por Inteligência Artificial.

Outros recursos também estão disponíveis para o uso cotidiano, como IA para resumo de conteúdo e redação de textos ou e-mails, e o RTX Video Super Resolution, que usa a IA para remover artefatos de compressão e melhorar a nitidez e a clareza do vídeo, entregando vídeos dimensionados automaticamente para resolução 4K, com alta qualidade de imagem em plataformas de streaming, como YouTube e Netflix.

IA para nuvem

Por fim, as tecnologias NVIDIA® GeForce RTX™ também estão na nuvem, alimentando ferramentas cada vez mais presentes no dia a dia de consumidores e profissionais, como o ChatGPT, o Midjourney para geração de imagens e o Microsoft 365 Copilot, oferecendo novas formas de produzir e trabalhar com LLMs em qualquer PC ou workstation, através do NVIDIA AI Workbench, que melhora a capacidade de gerenciamento, a reprodutibilidade e a usabilidade para cientistas de dados, engenheiros de dados e desenvolvedores de IA, e é facilmente instalado por pip, garantindo que você tenha o software mais atual otimizado por instâncias equipadas com GPUs NVIDIA.

De aceleração criativa e de produtividade, a jogos incrivelmente rápidos, as placas GeForce RTX™ oferecem o que há de mais moderno na atualidade em potência e recursos de IA para PCs Windows.

Todas as tecnologias mencionadas nesse artigo estão embarcadas no ecossistema de tecnologias disponibilizados pela NVIDIA para os usuários de GPUs GeForce RTX™, gratuitamente. Saiba mais detalhes delas e sobre outros recursos NVIDIA® GeForce RTX™ para IA no site oficial da NVIDIA.