Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Não é bem assim: Radeon RX 5950 XT não será "matadora" de placas Nvidia

Por| 27 de Fevereiro de 2020 às 12h06

Link copiado!

AMD
AMD
Tudo sobre AMD

Sempre que noticiamos vazamentos ou rumores é importante destacar que nem sempre eles se confirmam, por mais assertiva que a fonte possa ser. E essa prevenção, por assim dizer, acabou sendo providencial logo após a divulgação do suposto poderio das novas placas Radeon RX 5950 XT, da AMD, carinhosamente apelidadas de "Assassina de Nvidia".

O boato dava conta de que a GPU viria com 5.120 núcleos, 80 CUs e 24 GB de memória HBM2e, o suficiente para vencer as placas mais caras e poderosas da Nvidia. Pois bem, tudo era bom demais para ser verdade.

Para situar melhor o leitor, o vazamento mostrou uma foto da tela do PC de um funcionário da empresa sul-coreana de memórias SK Hynix, que mostrava detalhes da próxima GPU da AMD. Mas, depois de toda a repercussão, a própria companhia emitiu um comunicado desmentindo tudo.

"Houve relatos da mídia sobre a memória da SK Hynix HBM2E e a GPU de próxima geração da AMD com base nas alegações de um usuário do Twitter CyberPunkCat, que são, de fato incorretas. Após uma investigação completa, concluímos que a captura de tela do documento supostamente interno é fabricada".

Continua após a publicidade

"Vazamentos" como esse são fáceis de fabricar e, como tudo na internet, facilmente divulgados. Um caso recente aconteceu com o vindouro PlayStation 5, em um vídeo que supostamente mostrava a abertura da dashboard do console, mas que fora igualmente forjado, como essa imagem do funcionário da SK Hynix.

É bom ressaltar, porém, que não está descartada a possibilidade de a AMD estar trabalhando em novas GPUs com esse poderio, tampouco que a "nova" Radeon RX 5950 XT seja mesmo lançada. Vamos aguardar.

Fonte: TechRadar