Publicidade

Morre Lou Ottens, o pai da fita cassete

Por| Editado por Luciana Zaramela | 12 de Março de 2021 às 18h40

Link copiado!

Captura/YouTube
Captura/YouTube

Lou Ottens é um dos nomes mais importantes quando se fala em mídias de armazenamento. O holandês foi o engenheiro que inventou a fita cassete — e que também trabalhou no advento no CD, anos depois. Ottens faleceu no último dia 10 de março, aos 94 anos, mas ainda não há informações sobre a causa de sua morte.

  • Tudo o que você precisa saber sobre SSDs e nunca te falaram
  • O que é SSD?

O engenheiro revolucionou a indústria fonográfica na década de 1960, ao lançar a fita cassete. Ottens liderou o time da Philips que desenvolveu o padrão que dominou a indústria até o lançamento do CD, duas décadas depois. Ele também participou do desenvolvimento desta segunda mídia.

A revolução estava no quão compacto o modelo era (para a época). Até então, era preciso usar discos de vinil para gravar e distribuir músicas. O cassete permitia gravar uma dezena de músicas usando apenas uma fita magnética em uma caixinha bem menor.

Continua após a publicidade

Isso não só facilitou a distribuição do produto, mas também diminuiu o tamanho dos aparelhos para ouvir música. Por exemplo, foi aí que nasceram os toca-fitas de carro, com uma pequena caixa no console do veículo.

Outro produto que só foi possível com a fita cassete foram os do tipo Walkman. Diferente do disco de vinil (e depois até para o CD), a mídia não exigia estabilidade para ser lida, já que cabeçotes liam a fita magnética estabilizada dentro do deck. Ou seja, uma pessoa poderia balançar o aparelho tranquilamente sem a música “pular”.

Segundo a BBC, Ottens foi responsável pela venda de 100 bilhões de fitas e depois 2,46 bilhões de CDs. O engenheiro aponta que a mídia só não fez mais sucesso por conta do surgimento do Napster nos anos 2000, com o início do compartilhamento de arquivos de áudio em formato MP3.

Continua após a publicidade

Em 2016, Ottens deu uma entrevista ao documentário Cassette: A Documentary Mixtape, disponível no Amazon Prime Vídeo (somente para usuários dos Estados Unidos). Foi a última vez que ele falou sobre sua invenção em público.

Fonte: Deadline