Publicidade

Micron encerra produção de memórias gamer Crucial Ballistix

Por  • Editado por  Wallace Moté  | 

Compartilhe:
Reprodução/Crucial
Reprodução/Crucial

Em comunicado emitido nesta quinta-feira (17), a Micron anunciou que encerrará a produção das memórias Ballistix, de sua submarca Crucial. A companhia não divulgou o motivo pelo qual tomou essa decisão, apesar de reforçar seu compromisso com o público gamer através das linhas de SSDs de alto desempenho, bem como incentivar a aquisição dos módulos DDR5 padrão lançados pela empresa.

Micron encerra produção da linha Crucial Ballistix

Focada em entusiastas que miram em overclocking, as memórias Crucial Ballistix foram lançadas em 2004, com protocolo DDR2, e desde então se posicionaram entre algumas das melhores memórias do mercado. As linhas afetadas incluem a Ballistix, a Ballistix MAX e a Balllistix MAX RGB e, com o fim da fabricação, a Micron encerra uma era ao deixar de oferecer linhas de memórias para entusiastas, contando apenas com módulos tradicionais.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Não foi divulgada uma razão específica para a decisão, mas a empresa destacou que voltará seus esforços para a produção de memórias DDR5 para consumidores comuns e para o segmento de servidores, junto à "expansão do portfólio de memórias e armazenamento da Crucial". Ainda é incerto que uma nova linha dedicada ao público gamer estará inclusa nos planos, mas também não há pontos que contrariem essa possibilidade. A notícia ao menos justifica o motivo de não termos visto modelos Ballistix baseados em DDR5.

Usuários interessados em produtos da Micron são incentivados a adquirir o módulo DDR5 padrão da marca que, vale destacar, foi um dos primeiros a ser disponibilizado no mercado. Ainda assim, essas memórias não contam com o sistema robusto de refrigeração da família Ballistix, e estão propensos a ter menos margem para overclocking, por seguir mais estritamente os requerimentos da JEDEC, o órgão que regulamenta as especificações das memórias.

SSDs gamer continuarão a ser fabricados

Ainda no comunicado, a Micron reforçou o compromisso com os dispositivos de armazenamento voltados para entusiastas e o público gamer, destacando o suporte a linhas como as dos SSDs NVMe Crucial P5 Plus, baseado em PCIe 4.0, e Crucial P2 com tecnologia PCIe 3.0, além dos SSDs portáteis Crucial X6 e X8.

"Continuamos focados em desenvolver nossas categorias de SSDs NVMe e portáteis, que oferecem soluções de armazenamento tanto para gamers de PC quanto de console. Além disso, a memória Crucial DDR5 nos padrões da JEDEC providencia aos gamers mainstream com computadores compatíveis com DDR5 performance de alta velocidade, taxas de transferência e largura de banda superiores aos que eram disponibilizado anteriormente com as memórias Crucial Ballistix", afirmou a vice-presidente e gerente-geral da Micron, Teresa Kelley.

Fonte: VideoCardz

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*