Micron encerra produção de memórias gamer Crucial Ballistix
Por Renan da Silva Dores • Editado por Wallace Moté |

Em comunicado emitido nesta quinta-feira (17), a Micron anunciou que encerrará a produção das memórias Ballistix, de sua submarca Crucial. A companhia não divulgou o motivo pelo qual tomou essa decisão, apesar de reforçar seu compromisso com o público gamer através das linhas de SSDs de alto desempenho, bem como incentivar a aquisição dos módulos DDR5 padrão lançados pela empresa.
- Memória RAM: 7 melhores do mercado em 2021
- TEAMGROUP anuncia seu 1º SSD PCIe 5.0 para games com velocidade de 13 GB/s
Micron encerra produção da linha Crucial Ballistix
Focada em entusiastas que miram em overclocking, as memórias Crucial Ballistix foram lançadas em 2004, com protocolo DDR2, e desde então se posicionaram entre algumas das melhores memórias do mercado. As linhas afetadas incluem a Ballistix, a Ballistix MAX e a Balllistix MAX RGB e, com o fim da fabricação, a Micron encerra uma era ao deixar de oferecer linhas de memórias para entusiastas, contando apenas com módulos tradicionais.
Não foi divulgada uma razão específica para a decisão, mas a empresa destacou que voltará seus esforços para a produção de memórias DDR5 para consumidores comuns e para o segmento de servidores, junto à "expansão do portfólio de memórias e armazenamento da Crucial". Ainda é incerto que uma nova linha dedicada ao público gamer estará inclusa nos planos, mas também não há pontos que contrariem essa possibilidade. A notícia ao menos justifica o motivo de não termos visto modelos Ballistix baseados em DDR5.
Usuários interessados em produtos da Micron são incentivados a adquirir o módulo DDR5 padrão da marca que, vale destacar, foi um dos primeiros a ser disponibilizado no mercado. Ainda assim, essas memórias não contam com o sistema robusto de refrigeração da família Ballistix, e estão propensos a ter menos margem para overclocking, por seguir mais estritamente os requerimentos da JEDEC, o órgão que regulamenta as especificações das memórias.
SSDs gamer continuarão a ser fabricados
Ainda no comunicado, a Micron reforçou o compromisso com os dispositivos de armazenamento voltados para entusiastas e o público gamer, destacando o suporte a linhas como as dos SSDs NVMe Crucial P5 Plus, baseado em PCIe 4.0, e Crucial P2 com tecnologia PCIe 3.0, além dos SSDs portáteis Crucial X6 e X8.
"Continuamos focados em desenvolver nossas categorias de SSDs NVMe e portáteis, que oferecem soluções de armazenamento tanto para gamers de PC quanto de console. Além disso, a memória Crucial DDR5 nos padrões da JEDEC providencia aos gamers mainstream com computadores compatíveis com DDR5 performance de alta velocidade, taxas de transferência e largura de banda superiores aos que eram disponibilizado anteriormente com as memórias Crucial Ballistix", afirmou a vice-presidente e gerente-geral da Micron, Teresa Kelley.
Fonte: VideoCardz