Mercado de PCs cresceu 9% em 2025; Lenovo lidera a lista de marcas
Por Raphael Giannotti |

Se 2024 foi um ano de cautela, 2025 consolidou-se como o ano da retomada para a indústria de computadores. Um levantamento preliminar do Gartner revela que os envios mundiais de PCs deram um salto de 9,3% no último trimestre de 2025, fechando o acumulado do ano com um crescimento sólido de 9,1% e mais de 270 milhões de unidades enviadas às lojas.
- 6 erros fatais para evitar na hora de montar seu PC gamer
- Qual é a melhor configuração de PC gamer para jogos competitivos?
O principal motivo dessa alta foi, sem surpresa, o ciclo de atualização para o Windows 11, tanto no setor corporativo quanto no doméstico. Com o fim do suporte a versões anteriores, algo que aconteceu em outubro do ano passado, empresas e usuários correram para garantir hardware compatível.
Lenovo, e HP e Dell no topo
No ranking das gigantes, a Lenovo manteve a coroa, liderando as remessas globais com uma fatia de mercado de 24,9% e um crescimento anual de 11,3%. Logo atrás, a HP segurou a segunda posição com 21,3%, registrando o maior crescimento anual (+13%). Por último, a Dell subiu pouco mais de 10% e ficou na terceira posição com 15,3% dos envios em 2025.
A Apple, embora ocupe o quarto lugar em volume total, registrou um crescimento de 10,3% no ano. A transição consolidada para o silício próprio e a eficiência energética de seus chips continuam atraindo o público que busca autonomia de bateria maior, além dos avanços em desempenho.
Apesar do fechamento positivo, o clima nos bastidores é de atenção total. "A volatilidade das tarifas e os custos crescentes associados às atualizações de segurança devem pressionar as margens de lucro em 2026", afirma Rishi Padhi, diretor de pesquisa do Gartner.
Para o consumidor, a mensagem é clara: o alívio nos preços que vimos no final de 2025, impulsionado por promoções de final de ano, pode ser o último suspiro de estabilidade antes de uma nova escalada de valores. Com a IA exigindo cada vez mais DRAM, o PC gamer e a workstation de trabalho podem ficar significativamente mais caros nos próximos meses.
Veja mais do CTUP:
- CPUs Ryzen morrendo: ASUS investiga problema grave em suas placas-mãe
- Intel confirma lançamento das CPUs Core Ultra 400 de desktop para o fim de 2026
- AMD vai pra cima da Intel afirmando que suas CPUs são melhores que Panther Lake