Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

MediaTek revela chip Helio P70, focado em melhor desempenho na IA

Por| 24 de Outubro de 2018 às 15h03

Link copiado!

MediaTek revela chip Helio P70, focado em melhor desempenho na IA
MediaTek revela chip Helio P70, focado em melhor desempenho na IA
Tudo sobre MediaTek

O SoC P60 da MediaTek, focado em inteligência artificial, acaba de ganhar um sucessor: o Helio P70, anunciado nesta quarta-feira (24). O chipset promete um aumento de 10% a 30% no desempenho da IA em suas tarefas e uma melhoria de 13% na execução de tarefas gerais em comparação com seu antecessor — tudo por conta de uma GPU Arm Mali-G72 MP3, que opera a até 900 MHz de clock.

O novo chipset também traz um upgrade do sistema de imagem, bem como melhorias no desempenho de games e funcionalidades de conectividade avançadas. O Helio P70 deverá ser voltado aos chamados smartpones “New Premium”, dispositivos completos em questão de recursos, mas oferecidos a preços acessíveis.

O Helio P70 foi desenvolvido com tecnologia de produção de 12nm FinFEt e exibe uma APU multi-core que opera a até 525 MHz. Isso significa que ele oferece processamento rápido e eficiente nas tarefas de inteligência artificial. Há ainda quatro processadores Arm Cortex-A73 de 2,1 GHz e quatro chips Arm Cortex-A53 de 2,0 GHz, bem como uma configuração octa-core big.LITTLE. Completando sua estrutura está a nova GPU, que oferece uma melhoria de performance de 13%, quando comparada à versão anterior, o P60.

“Com um engine aprimorado de Inteligência Artificial, que trabalha perfeitamente com a CPU e a GPU, o Helio P70 entrega uma performance muito melhor para aplicações de inteligência artificial, ao mesmo tempo que é altamente eficiente no controle do consumo”, destaca TL Lee, gerente geral da unidade de negócios de comunicação sem fio da MediaTek. “O lançamento do Helio P70 reforça o compromisso da empresa em oferecer suporte aos smartphones, com recursos high-end e tecnologia avançada para o mercado de volume”, completa.

Continua após a publicidade

Aprimorado em muitos sentidos

O sistema de inteligência artificial presente no Helio P70 foi aprimorado em até 30% se comparado com o P60. Na prática, isso significa que o chipset poderá suportar aplicações de IA mais complexas, como reconhecimento humano em tempo real, bem como encoding de vídeo com base em IA também, o que melhorará a qualidade nas chamadas de vídeo em apps como Skype, Facebook e transmissões ao vivo pelo YouTube, mesmo quando a conexão for limitada.

Além disso, há um variado ecossistema de hardware e software na plataforma NeuroPilot do Helio P70, que atua como suporte à IA do chipset, oferecendo frameworks populares e ofertas personalizadas. Há também suporte a até 8GB de RAM LPDDR4X (1.800MHz) e o armazenamento UFS 2.1 ou eMMC 5.1 também podem ser usados.

Continua após a publicidade

A GPU do Helio P70 também oferece uma experiência melhor nos games, otimizando o atraso na taxa de frames por segundo e aprimorando a latência de controles por toque na tela, além de exibir gráficos fluidos e suaves. O chipset também suporta inúmeros recursos de foto e vídeo, como realidade virtual, embelezamento, detecção facial com até 90% de precisão e suporte a câmera única de 32MP ou dupla de 24+16MP, com ISPs que reduzem o consumo de bateria em até 18%.

Por fim, vale mencionar que o Helio P70 também vem com um modem 4G LTE e pode chegar a até 300MBit/s por download; além de suporte Dual SIM em chamadas de alta qualidade com antena inteligente. Dentre suas outras funcionalidades, o chipset também possui um recurso de gerenciamento térmico e de energia, que promete reduzir em até 35% o consumo de bateria, bem como reduzir a temperatura em até 4,5 graus.

Fonte: GSM Arena