Matadoras de CPUs? Placas da ASRock já somam mais de 300 Ryzen "mortos"
Por Raphael Giannotti • Editado por Jones Oliveira |

A ASRock tem tido dores de cabeça desde o lançamento dos Ryzen 9000 há um ano. Diversos relatos de processadores AMD Zen 5 com 3D V-Cache que morreram em placas-mãe da fabricante já surgiram nesse tempo, e agora novos relatos apontam também para o Ryzen 5 9600X. Em poucos dias, já são quatro casos conhecidos e publicados em fóruns.
-
Quando vale a pena comprar um processador AMD Ryzen 5?
- Quando vale a pena comprar um processador AMD Ryzen 7?
Segundo os relatos, três desses processadores estavam em placas com o chipset B850, e um deles em uma A620M. Os relatos mostram que dessas máquinas, somente uma conseguiu chegar perto de completar um ano de uso, já as outras oscilam entre 8 e 5 meses.
Já são centenas de Ryzen afetados em placas da ASRock
Um dos usuários afetados já havia feito a devolução de uma placa-mãe da ASRock em outubro do ano passado pelo mesmo problema. Analisando os relatos, é possível ver que dois deles configuraram o AMD EXPO (perfil de overclock para memória RAM), mas o tempo que levou até o problema é diferente para ambos. Ao que tudo indica, não existe um comportamento padrão verificado até agora.
A própria comunidade fez um levantamento dos processadores AMD Ryzen 9000 que morreram em placas da ASRock e o modelo Ryzen 7 9800X3D lidera com folga com mais de 180 casos até o fim de dezembro. Ryzen 7 9700X vem em seguida com 50 casos e o Ryzen 5 9600X com 29. O levantamento da comunidade mostra ainda CPUs Ryzen 7000 e 8000G entre os afetados. Ao todo, os casos já passam de 300.
A ASRock liberou diferentes atualizações de BIOS ao longo dos meses, mas ao que tudo indica, os problemas ainda continuam acontecendo, embora a quantidade tenha caído com uma das versões mais recentes.
Recentemente, relatos parecidos, mas com placas-mãe da ASUS, surgiram na internet. Logo que os primeiros casos começaram a surgir, a fabricante disse que já estava conduzindo testes e trabalhando com a AMD para que o problema seja resolvido o quanto antes.
Veja mais do CTUP:
- Adeus 16 GB? NVIDIA deve priorizar produção de GPUs com apenas 8 GB
- Gigabyte fecha parceria com a AMD e lança ecossistema completo de hardware
- NVIDIA fica em Taiwan: CEO desmente rumores de mudança em massa para os EUA