Marco absurdo: Tecnologia HAMR da Seagate promete HDDs com mais de 50 TB
Por Raphael Giannotti • Editado por Jones Oliveira |

Muita gente diz que o tradicional HDD está com os dias contados, atropelado pela velocidade dos SSDs NVMe. Mas, se depender da Seagate, o velho guerreiro do armazenamento ainda tem muito a entregar. A empresa atingiu um novo marco histórico que deve viabilizar HDs de mais de 50 TB em um futuro muito próximo.
A novidade vem através do avanço da tecnologia HAMR (Gravação Magnética Assistida por Calor, na sigla em inglês). Em testes recentes com um novo protótipo, a Seagate demonstrou ser capaz de atingir uma densidade de área sem precedentes, permitindo atingir 6,9 TB por prato.
Para colocar isso em perspectiva: os HDs convencionais de ponta que encontramos no mercado hoje (geralmente baseados na tecnologia PMR) costumam ter uma densidade que varia entre 2,4 TB e 3 TB por disco magnético interno. Ou seja, a Seagate conseguiu, na prática, mais que dobrar a capacidade física de armazenamento no mesmo espaço físico.
O que isso muda para o futuro do armazenamento?
A notícia é animadora para quem precisa de uma grande quantidade de backup. Se pegarmos um design de HDD padrão de 3,5 polegadas, que geralmente acomoda cerca de 8 a 10 pratos internos, essa nova densidade permite saltos gigantescos na capacidade total da unidade.
Atualmente, com densidade de cerca de 2,4 TB por prato, os HDs comerciais estão estacionados na casa dos 22 TB a 24 TB. Com HAMR e quase 7 TB por prato, é possível fabricar um único drive com cerca de 55 TB de espaço de armazenamento.
Claro, nós sabemos que essa tecnologia vai chegar primeiro para o mercado corporativo e data centers para IA (afinal, Call of Duty ainda não exige 50 TB... ainda), onde a relação custo por terabyte é o que manda.
Porém é bom saber que esse avanço prova que, enquanto os SSDs continuam sua corrida pela velocidade máxima, os HDs mecânicos continuam garantindo seu trono na capacidade bruta, essenciais para a era da IA e vídeos em 8K que geram volumes gigantescos de dados.
Veja mais do CTUP:
- Cliente comprou HDD de 1TB, mas levou um microSD; entenda golpe que viralizou
- Sandisk lança SSD WD_BLACK SN8100 PCIe 5.0 de altíssima velocidade no Brasil
- Nova tecnologia com imã molecular permite armazenar 3 TB por centímetro quadrado