Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

MANLI trabalha em Nvidia RTX 4090 mais fina com cooler no estilo blower

Por| Editado por Wallace Moté | 04 de Novembro de 2022 às 13h36

Link copiado!

Nvidia
Nvidia
Tudo sobre Nvidia

A chinesa MANLI, que chamou atenção ao lançar um modelo customizado da RTX 4090 com ferramenta de nivelamento para permitir acompanhar eventual entortamento da placa, voltou aos holofotes nesta semana com mais um modelo curioso da GPU premium da Nvidia. Ao que parece, a companhia está desenvolvendo um modelo significativamente mais fino com ventoinha no estilo blower, ideal para workstations e PCs com pouco espaço.

Por muitos anos, uma quantidade significativa de placas de vídeo gamer adotou sistemas de resfriamento no estilo blower, em que o componente é totalmente fechado, com apenas uma saída de ar na traseira, enquanto uma ventoinha puxa ar frio para espalhá-lo pelo interior, resfriando assim o chip, memórias e outras áreas. Essa abordagem pode tornar a placa mais fina, mas tem como desvantagem não ser tão eficiente e gerar um alto nível de ruído.

Continua após a publicidade

Com o crescimento do poder de processamento e do nível de geração de calor, aliado a essas desvantagens, os sistemas de refrigeração com ventoinhas blower deixaram de ser comuns nas placas gamer. A exceção ficou por conta das GPUs destinadas a workstations e servidores, máquinas que costumam ter espaço limitado e velocidades mais baixas, por priorizar a estabilidade em vez de empurrar o chip ao limite.

Esse parece ser o público ao qual a MANLI quer atender, especialmente os profissionais que não querem (ou não podem) investir altíssimas quantias em modelos da linha RTX A e RTX Ada Generation, antigas Quadro. Além das especificações robustas, a RTX 4090 Blower, como parece ser chamada, impressiona pelo projeto: diferente dos modelos gamer, com quase 4 slots de espessura, a solução ocuparia apenas 2 slots, medindo 268 x 111 x 38 mm.

Mais fascinante é que, apesar da refrigeração simplificada, a ficha técnica da fabricante assegura que o componente atinge consumo de 450 W, com clocks de 2.235 MHz a 2.520 MHz — as especificações padrão da GPU. Diante disso, surgem questionamentos quanto ao nível de ruído gerado pela placa, e se o sistema blower será realmente capaz de resfriar a RTX 4090, especialmente com um nível de consumo tão elevado.

Continua após a publicidade

Nvidia teria pedido fim de modelos blower

É válido lembrar que a flagship premium da geração anterior, a RTX 3090, chegou a ter modelos blower lançados por companhias como ASUS, Gigabyte e MSI, mas todos foram descontinuados silenciosamente. As fabricantes não se pronunciaram, portanto não se sabe exatamente quais motivos levaram ao cancelamento dessas variantes, mas especulações sugerem que possa haver relação com a linha CMP para criptomineração, e até mesmo pedidos da própria Nvidia.

Caso realmente venha a se tornar uma realidade, a RTX 4090 Blower da MANLI pode acabar seguindo um caminho parecido, considerando a existência da RTX 6000 Ada Generation — versão profissional da nova GPU. Mesmo que não seja removida das lojas, a novidade ainda deve provar que é capaz de manter um bom nível de performance e controlar as temperaturas.

Continua após a publicidade

Fonte: VideoCardz (1, 2)