Publicidade

4 maiores melhorias das novas Radeon RX 9070 em relação às RX 7900

Por  • Editado por Jones Oliveira |  • 

Compartilhe:
AMD/Divulgação
AMD/Divulgação
Tudo sobre AMD

A nova geração de GPUs da AMD chegou e, como sempre, fica a dúvida em relação a evolução geracional. Por enquanto, a estreia das GPUs RDNA 4 acontece com as Radeon RX 9070 e RX 9070 XT, nomenclatura que nos indica o segmento intermediário do Time Vermelho. Mas como elas ficam diante das topo de linha RDNA 3 com a série RX 7900?

As GPUs RDNA 4 chegam com algumas curiosidades, positivas e negativas. A negativa é que a AMD não terá GPUs high-end para disputar com as GeForce RTX 5090 e RTX 5080. A boa notícia é que a arquitetura RDNA 4 promete evoluções significativas em algumas fraquezas conhecidas desde as RDNA 2.

Pensando nisso, o Canaltech listou as 4 maiores melhorias das novas Radeon RX 9070 anunciadas pela AMD.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

4. Grande aumento em performance de IA

Segundo benchmarks da própria AMD, a arquitetura RDNA 4 traz uma grande evolução em processamento de IA. Em FP16, a RX 9070 XT entrega o dobro de performance sobre a RX 7900 XT. Isso significa que a GPU será bastante útil para quem lida com Inteligência Artificial de forma profissional.

E não só isso, já que com a chegada das novas GPUs da AMD, marca também a estreia do FSR 4, que tem grande ênfase em melhorias de desempenho e imagem através de IA, assim como a NVIDIA faz desde a primeira geração do DLSS.

Além disso, entre todos os aspectos que a arquitetura RDNA 4 melhorou em relação à geração anterior, a segunda geração de aceleradores de IA foi a que mais evoluiu, mais do que as capacidades em rasterização ou ray tracing.

3. Superioridade em ray tracing

A AMD começou a sua jornada em processamento de ray tracing com a arquitetura RDNA 2. A evolução foi tímida na geração seguinte, mas com as Radeon RX 9070, esse aumento será o dobro em relação às RX 6000 e cerca de 70% sobre as Radeon RX 7000.

Testes internos do Time Vermelho mostram que a RX 9070 XT entrega até 68% mais performance nos jogos com ray tracing selecionados por eles em relação à RX 7900 GRE, a GPU menos forte do segmento high-end baseado em RDNA 3. Isso significa que o desempenho real da GPU RDNA 4 pode chegar próximo da RX 7900 XTX quando falamos de ray tracing.

Continua após a publicidade

Essa é uma grande evolução e uma muita bem-vinda para as placas de vídeo da AMD. Por anos as Radeon são vistas como GPUs fracas para jogos com ray tracing, vantagem clara da NVIDIA com suas GeForce RTX.

2. Benefício do FSR 4 em jogos

Com as Radeon RX 9070, a AMD também introduziu o FSR 4 que faz uso de machine learning para aprimoramento da qualidade gráfica do upscaler e gerador de quadros, ao mesmo tempo em que entrega mais desempenho por conta de otimizações específicas da API para a arquitetura RDNA 4.

Continua após a publicidade

Estamos falando de algo que promete rivalizar com o NVIDIA DLSS 4, que também tem recursos exclusivos para as RTX 50 recém-lançadas. Ambas as tecnologias fazem uso de uma rede neural que funciona com as próprias aceleradoras de IA da AMD e NVIDIA com aprimoramentos constantes.

1. Faz mais com menos

Algo interessante de apontar é que a AMD promete desempenho no nível próximo das GPUs high-end RDNA 3 com as Radeon RX 9070, mesmo elas se enquadrando em um segmento intermediário. A RX 9070 XT, por exemplo, conta com 64 unidades computacionais RDNA 4, enquanto a RX 7900 GRE, usada no comparativo do Time Vermelho, é equipada com 80 CUs RDNA 3.

Continua após a publicidade

Ou seja, a nova GPU consegue entregar um desempenho superior mesmo sendo equipada com menos núcleo. Isso quer dizer que a evolução geracional da arquitetura é boa, pelo menos na teoria.

Saberemos mais na prática como as Radeon RX 9070 se comparam com as RX 7900 em breve, à medida que testarmos e publicarmos o review das novas placas de vídeo da AMD.

Veja mais do CTUP:

Continua após a publicidade