Publicidade

Legion Go S com SteamOS é até 15% melhor em jogos que versão com Windows

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Léo Müller/Canaltech
Léo Müller/Canaltech
Lenovo Legion Go

O Windows 11 está presente em diferentes consoles portáteis já lançados, mas agora, com o Lenovo Legion Go S com SteamOS, é possível ver a diferença de desempenho entre as diferentes versões. Um teste feito pelo youtuber Dave2D mostra que que o sistema operacional da Microsoft derruba consideravelmente o desempenho em jogos, além de diminuir a duração da bateria.

Os testes foram feitos usando as versões com SteamOS e Windows 11 do Legion Go S. Ambos são equipados com o mesmo hardware, um SoC AMD Ryzen Z2 Go, e por isso o comparativo consegue ser exato, mostrando claramente o impacto do sistema operacional nos handhelds.

Legion Go S com SteamOS vs Windows 11

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A diferença de desempenho em jogos como Cyberpunk 2077, Doom Eternal, Spider-Man 2, The Witcher 3 e Helldivers 2 pode chegar até 13 FPS, ou 15% mais. Ou seja: jogos que antes entregavam desempenho na casa dos 40 FPS agora podem chegar a 60 FPS na versão com SteamOS.

Dave2D também comparou o Legion Go S com SteamOS contra o Steam Deck. O chip do console portátil da Valve opera em 15W, e com essa mesma potência, o portátil da Lenovo consegue superar o rival (que não é bem rival porque usa SoC mais antigo), e a diferença sobe consideravelmente em 25W.

Outro resultado bastante interessante diz respeito à duração da bateria. O Legion Go S com o sistema da Valve consegue entregar até o dobro de bateria em relação ao modelo com Windows 11. A maior diferença acontece em jogos leves, como Dead Cell, onde a versão com SteamOS chega a mais de 6h, enquanto o modelo com Windows 11 não entrega nem 3h.

O youtuber destaca que qualquer dispositivo portátil com Windows, que depende de gerenciamento de energia, como notebooks e esses consoles portáteis, sofrem com o mau gerenciamento das tarefas rodando em segundo plano com o sistema da Microsoft.

Veja mais do CTUP: