Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Kingston lança pendrive e SSD externo IronKey com foco na segurança

Por| Editado por Wallace Moté | 02 de Junho de 2022 às 09h13

Link copiado!

Reprodução/Kingston
Reprodução/Kingston
Tudo sobre Kingston

Seguindo com os lançamentos, a Kingston anunciou nesta quarta (1) dois novos dispositivos para a linha IronKey, focada na segurança dos dados armazenados. As novidades — o SSD Externo Vault Privacy 80 e o pendrive Vault Privacy 50 — se destacam pelo uso de criptografia avançada no protocolo AES-XTS, suporte a senhas complexas com espaço e em formato de frases, modo dedicado de administração, teclado virtual para inserção das senhas e mais.

IronKey Vault Privacy 80 traz tela de toque para gerenciamento

O IronKey Vault Privacy 80 External SSD (VP80ES) expande a linha focada em segurança da Kingston trazendo criptografia AES a nível de hardware no modo XTS de 256 bits, um dos mais avançados na categoria — como explica a empresa em seu blog oficial, a tecnologia basicamente aplica duas camadas de criptografia, quase como se as informações fossem criptografadas duas vezes para garantir a segurança, ainda que não seja o caso.

Continua após a publicidade

Além disso, por contar com firmware assinado digitalmente, o SSD também é protegido contra ataques de força bruta e de BadUSB, mas são os recursos adicionais que tornam o VP80ES atraente. O primeiro destaque é sua tela colorida sensível ao toque que permite interagir diretamente com o disco para inserir senhas e gerenciar as funções de segurança.

Essa característica o torna o primeiro SSD externo da marca a funcionar de maneira independente de sistemas operacionais, sendo compatível com qualquer dispositivo que suporte acesso a armazenamento via porta USB, sejam computadores, impressoras, notebooks ou outros aparelhos. A conexão é feita por porta USB-C 3.2 Gen 1, mas estão inclusos na caixa cabos USB-C para USB-C e USB-C para USB-A, para aumentar a compatibilidade do acessório.

Outro destaque está no modo administrador, que pode gerenciar o funcionamento do disco e dos recursos de segurança, bloquear a manipulação de dados forçando um modo exclusivo de leitura e habilitar senhas adicionais para terceiros e para recuperação dos dados. Fora isso, o Vault Privacy 80 suporta senhas complexas com espaço ou mesmo em frases, para facilitar a memorização e aprimorar a proteção.

Continua após a publicidade

Há ainda opções de segurança estendida com gerenciamento do número de tentativas de entrada de senha, tempo limite automático ajustável para bloquear o dispositivo, randomização do layout da tela de toque, possibilidade de apagar a unidade para eliminar senhas e chaves de criptografia salvas, garantia de 3 anos e uma case de transporte para manter o disco protegido.

Disponível em versões de 480 GB, 960 GB e 1,92 TB, o VP80ES tem como um dos pontos menos empolgantes as taxas de leitura e escrita, que atingem apenas 250 MB/s apesar de se tratar de um SSD — efeito colateral decorrente da aplicação dos recursos de segurança de dados, compreensível considerando a proposta do dispositivo.

IronKey Vault Privacy 50 é opção segura mais compacta

Continua após a publicidade

A linha recebeu ainda o IronKey Vault Privacy 50 (VP50), um pendrive com os mesmos recursos de segurança do SSD externo. Por motivos óbvios, não há tela para interação, mas a criptografia AES-XTS, os modos de administração e exclusivo de leitura, o suporte a senhas com espaços e em formato de frases, teclado virtual e os diversos recursos adicionais de segurança foram mantidos.

O pendrive se conecta através de uma porta USB-A 3.2 Gen 1, podendo atingir velocidades de transferência de até 250 MB/s de leitura e 180 MB/s de escrita, mas diferente do SSD exige um sistema operacional para poder funcionar. Diante disso, a novidade é compatível com Windows 8.1 ou mais recente, e macOS 10.14 ou mais recente.

Continua após a publicidade

Disponível em versões de 8 GB, 16 GB, 32 GB, 64 GB, 128 GB e 256 GB, o VP50 possui duas vantagens curiosas sobre o VP80ES: o acessório traz certificação IPX8 de resistência à água, podendo ser submerso a até 1,2 metro de profundidade, e possui garantia de 5 anos com acesso a suporte técnico gratuito.

Preço e disponibilidade

O Kingston IronKey Vault Privacy 80 já está disponível para compra através da loja virtual oficial da Kingston, com preços que partem dos R$ 3.466,80 para o modelo de 480 GB, e atingem os R$ 6.042,30 para a variante de 1,92 TB. O Vault Privacy 50 ainda não foi listado e não teve informações de disponibilidade divulgadas pela marca. Vale destacar que o envio é feito do exterior, e tem prazo mínimo de entrega de 30 dias.