Intel Panther Lake terá IPC até 13% maior para brigar com AMD Zen 6
Por Raphael Giannotti • Editado por Jones Oliveira |

A atual geração de CPUs desktop mal estreou e a Intel já está de olho na próxima. Com os Panther Lake, a empresa pretende lançar CPUs com 24 núcleos com aumento na performance por núcleo (IPC) entre 5 e 13% para bater de frente com os AMD Zen 6.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Computex 2024 | Ryzen 9000 de desktop tem Zen 5 e mais performance em games
- Intel e AMD testam conectores 12V-2x6 para suas próximas placas de vídeo
Ambas as nomenclaturas mencionadas são referentes às próximas gerações de processadores. Segundo o conhecido insider Moore's Law is Dead, a Intel já começou a trabalhar para tentar sair na frente no próximo embate contra sua nova "parceira".
Segundo o rumor, o Time Azul estaria preparando processadores com 8 núcleos de performance (Cougar Cove) e 16 núcleos de eficiência (Darkmont) para o possível lineup dos Core Ultra 300 — nesse caso para desktop com o socket LGA-1871, algo ainda não confirmado oficialmente.
O maior incremento de performance sobre a atual geração Arrow Lake-S aconteceria nos núcleos de performance, podendo chegar a até 13%, e um aumento menor de performance nos núcleos focados em eficiência.
Além disso, as informações obtidas pelo insider apontam que haverá um "aumento decente em eficiência" nessa próxima geração, algo que já começou com os Arrow Lake-S. Por último, ele afirma que a geração Panther Lake usará o mesmo esquema de die dos Core Ultra 200, com mudanças na arquitetura dos núcleos.
AMD vs Intel em notebooks e desktops
Os processadores Intel Panther Lake só foram confirmados para o segmento mobile por enquanto. O próprio Pat Gelsinger, CEO da Intel, entregou um exemplar do SoC mobile para a Lenovo em evento nesta semana, como um gesto que significa que a produção da nova geração (de notebooks) já iniciou.
No cenário atual, a briga entre Intel e AMD nos notebooks acontece com as CPUs Core Ultra 200 e os Ryzen AI 300, ambas gerações com forte apelo em eficiência energética e desempenho voltado para IA com NPUs de última geração.
Já nos desktops, a disputa ainda terá início, já que os AMD Ryzen 9000 foram lançados primeiro (com a possível expansão do lineup com modelos equipados com cache empilhado), que brigará contra os Intel Core Ultra 200S, que chegam no dia 24 deste mês.
Vale ressaltar que estamos falando de rumores e nem sempre eles são certeiros, mas é comum, na indústria de hardware, as empresas estarem passos à frente em relação ao que já está disponível no mercado.
Fonte: Moore's Law is Dead