Publicidade

Intel deve usar litografia de 2 nm da TSMC nas CPUs Nova Lake

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Reprodução/Intel
Reprodução/Intel
Tudo sobre Intel

A Intel já deixou claro que trabalha com sua nova litografia 18A com as CPUs mobile Panther Lake, mas deve usar os 2 nm da TSMC para os processadores Nova Lake, segundo um novo rumor. Caso a informação não-oficial se concretize, coloca em cheque a divisão Intel Foundry e o desejo do Time Azul de depender cada vez menos da gigante taiwanesa.

A informação vem do site Taiwan Economic Daily, que afirma ter entrado em contato com a TSMC para falar sobre o assunto, que acabou se recusando a comentar sobre rumores em relação a clientes.

A geração Nova Lake é a sucessora dos Core Ultra 200 Arrow Lake para desktops e está prevista para chegar somente em 2026. Ou seja: PCs de mesa não devem ganhar novas CPUs do Time Azul neste ano, permanecendo os processadores que foram lançados em 2024.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

CPUs Nova Lake terão novo socket

E falando em Nova Lake, um novo vazamento indica que a Intel já deve abandonar o socket LGA-1851 introduzido com a série Arrow Lake. O LGA-1954 deve ser a nova plataforma a partir de 2026, tornando a vida útil do atual socket bem pequena, algo que o Time Azul costuma fazer.

Em relação à litografia de 2 nm da TSMC, outro rumor de um mês atrás dizia que a fabricante já estaria enviando os wafer para os primeiros clientes ainda neste trimestre. A Intel já havia dito que sua litografia 18A estava progredindo bem e prometeu avanços significativos que até batem de frente com a rival taiwanesa.

Por outro lado, rumores um pouco mais antigos já diziam que o Time Azul estava tendo problema em entregar sua nova tecnologia e o rendimento da litografia era baixo, causando prejuízos para a empresa.

Veja mais do CTUP:

Continua após a publicidade

Fonte: Taiwan Economic Daily

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*