Intel deve lançar uma CPU Panther Lake neste ano e o resto em 2026
Por Raphael Giannotti • Editado por Jones Oliveira |

A Intel já deixou claro que sua nova litografia 18A chega apenas em 2026 junto com os processadores mobile Panther Lake. Mas, agora, um leaker afirma que a nova geração de processadores chega ainda em 2025, mas em uma configuração específica com até 4 núcleos de performance e iGPU baseada em Xe³, com o restante no começo de 2026.
- Dicas para melhorar o desempenho de CPUs Intel
- Características mais importantes nos processadores Intel
O leaker Meng menciona que esse será o "primeiro SKU de alto nível", ou seja, um processador high-end dentro do lineup. Como dito acima, o chip terá 4 núcleos de performance, 8 núcleos de eficiência e nenhum núcleo de baixíssimo consumo, os LP-E.
Panther Lake terá nova geração de gráficos da Intel
Além disso, o processador mobile será equipado com 4 núcleos gráficos baseados em Xe³, a nova geração de gráficos da Intel, também conhecido como Celestial, a sucessora da atual Battlemage. Todo esse pacote terá TDP de 45W, mais do que os 28W de TDP máximo dos SKUs Lunar Lake.
Esse processador está planejado para chegar no último trimestre deste ano e um "outro SKU será lançado no primeiro trimestre de 2026". O leaker menciona um outro SKU no singular, o que não deve ser o caso, já que novas gerações vêm com um lineup inteiro de processadores.
Ao que tudo indica, as CPUs Panther Lake marcam o retorno do LP-E cores, que fizeram sua estreia com os Meteor Lake e ficaram ausentes dos Lunar Lake. Além disso, parece que a Intel deve derrubar a tecnologia de núcleos Advanced Low Power Island, presente nos Core Ultra 200.
Outra aparente diferença dos Panther Lake em relação aos processadores Lunar Lake é a queda do uso de memória integrada no chip, algo que o próprio Time Azul já declarou arrependimento de ter feito.
Veja mais do CTUP:
- Preço dos jogos vai aumentar, mas sabia que já foi muito pior?
- Qual é a taxa de atualização máxima em Hz que minha placa de vídeo suporta?
- Como saber se a memória RAM é compatível com a placa-mãe e com o processador?