Publicidade

Intel anuncia encerramento dos processadores de 12ª geração

Por  | 

Compartilhe:
Divulgação/Intel
Divulgação/Intel
Tudo sobre Intel

A Intel está prestes a trazer a próxima geração de CPUs desktop, que não é bem nova, já que se trata de um refresh dos Arrow Lake. Com novidades no mercado, é preciso encerrar as gerações mais antigas, e os processadores baseados em Alder Lake, 12ª geração, entraram no estágio inicial de descontinuação. Além disso, os Xeon de 4ª geração também estão sendo encerrados.

O fim do suporte ao processadores Alder Lake começou no dia 6 de janeiro e o encerramento dos pedidos acontecerá em julho. A partir daí, até janeiro de 2027, serão feitos os últimos envios ao mercado, de acordo com a demanda. Isso significa que no próximo ano, é bem possível que a oferta dos Intel Core de 12ª caia até um ponto de não estar mais disponível.

Ainda existe demanda por CPUs Alder Lake

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Essa série de processadores ainda é importante em alguns mercados, como o brasileiro, já que ainda estão disponíveis e custam consideravelmente do que as novas gerações. É possível encontrar o popular Core i5-12400F, por exemplo, por cerca de R$ 700. Essa é a melhor solução custo-benefício do Time Azul, rivalizando com o AMD Ryzen 5 5500 para PCs baratos.

Outra vantagem dessa geração, é que ela oferece suporte as duas atuais gerações de memória RAM: DDR4 e DDR5. A primeira é a que menos encareceu com a atual crise de DRAM, então é uma opção interessante para quem não pode (ou não quer) investir milhares de reais em simples 16 GB DDR5.

Os processadores Alder Lake marcam um momento importante para a Intel, já que foi nessa geração que a empresa estreou sua arquitetura híbrida, trazendo núcleos de performance e núcleos eficientes, cada tecnologia para um tipo de tarefa. Isso foi aprimorado nas gerações seguintes e é usado até hoje, incluindo em notebooks, indo para a terceira geração agora com os Panther Lake.

A Intel está encerrando o ciclo de vida de uma geração importante nesse momento de crise, enquanto a AMD está planejando trazer de volta série concorrente, que faz uso de DDR4, por conta da situação atual em que CPUs mais novas não vendem bem por exigerem memórias DDR5.

Veja mais do CTUP:

Fonte: Intel