Incêndio destrói data center do governo da Coreia do Sul que não tinha backup
Por Raphael Giannotti • Editado por Jones Oliveira |

Imagine perder uma grande quantidade de dados que levou um tempão para ser organizado. Isso aconteceu na Coreia do Sul em um incêndio no data center do Serviço Nacional de Recursos de Informação (NIRS) do país, em Daejeon. Todo o sistema de armazenamento em nuvem do governo, conhecido como "G-Drive", foi destruído, apagando permanente os dados de cerca de 750 mil funcionários públicos, segundo o Ministério do Interior e Segurança do país.
- O que é NAS (Network-Attached Storage)?
- Dia Mundial do Backup: 6 dicas para guardar seus arquivos com segurança
O G-Drive, em uso desde 2018, era um sistema obrigatório onde os funcionários do governo deveriam salvar todos os seus documentos de trabalho, em vez de usar seus computadores pessoais. No entanto, o ministério revelou uma falha catastrófica no planejamento: por conta de sua estrutura de "grande capacidade e baixo desempenho", o sistema não possuía nenhum tipo de backup externo. Com a destruição dos servidores, todos os dados foram perdidos para sempre.
Alguns setores não sofreram tanto com a perda
O impacto da perda varia entre as agências governamentais. O Ministério de Gestão de Pessoal, que exigia o uso exclusivo do G-Drive para todos os documentos, foi o mais atingido e prevê grandes interrupções no trabalho. Equipes agora correm contra o tempo para tentar recuperar qualquer informação possível a partir de arquivos salvos localmente em PCs no último mês, e-mails ou até mesmo registros impressos. Isso deve demorar cerca de um mês para acontecer.
A controvérsia em torno do caso aumentou quando o Ministério do Interior explicou que a maioria dos outros 95 sistemas afetados pelo incêndio possuía backups diários, tanto em equipamentos separados no mesmo local quanto em uma instalação remota.
A vulnerabilidade era exclusiva do G-Drive, o que gerou fortes críticas aos protocolos de gerenciamento de dados do governo. Há uma esperança de que documentos mais formais possam ser recuperados de um outro sistema chamado "Onnara", assim que ele for restaurado.
Veja mais do CTUP:
- Qual é o processador ideal para a GeForce RTX 5060?
- O que é o Core Complex Die (CCD) nas CPUs AMD Ryzen?
- Mini tower, mid tower ou full tower: qual é o melhor gabinete para o seu setup?
Fonte: Korea JoongAng Daily