IBM revela o menor computador do mundo, do tamanho de um grão de sal

Por Natalie Rosa | 20 de Março de 2018 às 10h10
IBM
Tudo sobre

IBM

A IBM acaba de provar que, para fabricar um bom computador, o principal fator não é o tamanho. A companhia publicou nesta segunda-feira (19), durante o primeiro dia da conferência IBM Think, imagens e detalhes da sua mais nova máquina.

O computador, que já é considerado o menor do mundo, é menor que um grão de sal. Apesar de ser poderoso, não há comparação com o que temos nos dias de hoje, pois a empresa conta que ele possui a capacidade de um chip x86 de 1990.

Segundo a IBM, fabricar essa maravilha contemporânea custa menos de 10 centavos. Apesar de seu tamanho reduzido, o computador minúsculo conta com centenas de milhares de transistores para monitoramento, análise, comunicação e atuação em dados.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Menor computador do mundo em comparação ao tamanho de grãos de sal (Imagem: IBM)

Ainda sem nome, o PC pequenininho vai funcionar com blockchain, ideal para ser usado para o rastreio do envio de mercadorias e detecção de roubos, fraudes e incumprimentos, além de executar algumas tarefas de Inteligência Artificial.

A IBM acredita que ele é só o início de uma tendência. "Nos próximos cinco anos, as âncoras criptográficas, como pontos de tinta ou pequenos computadores menores que um grão de sal, serão incorporados na rotina dos objetos e dispositivos", afirma Arvind Krishna, chefe de pesquisas da empresa.

O primeiro protótipo ainda está em fase de testes e não há previsão do lançamento do pequeno computador.

Fonte: Mashable

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.