Guerra do cache: Intel mira na AMD e deve lançar CPUs com quase 300 MB
Por Raphael Giannotti • Editado por Jones Oliveira |

A nova geração de processadores desktop promete uma briga acirrada pelo título de melhor CPU para games. Novos rumores indicam que a futura geração Intel Nova Lake-S pode chegar confrontando a AMD naquilo que o Time Vermelho domina: quantidade de memória cache. Leakers apontam para até 288 MB de memória cache com os novos processadores do Time Azul.
- Dicas para melhorar o desempenho de CPUs Intel
- Características mais importantes nos processadores Intel
Diferentes leakers falam sobre uma arquitetura híbrida robusta que pode chegar a 48 núcleos e um novo sistema de cache que promete mudar a situação da Intel. O destaque destes vazamentos é a introdução do chamado BLLC (Biggest Last Level Cache), que deve funcionar de forma similar ao "Cache Adamantine" da própria Intel.
Grande quantidade de cache no segmento mainstream também
Enquanto os atuais processadores de ponta lutam para gerenciar poucas dezenas de megabytes de dados, os modelos high-end da geração Nova Lake podem trazer até 288 MB de cache BLLC funcionando como um cache L4 ultrarrápido. Isso é uma resposta direta à tecnologia 3D V-Cache da AMD, que domina o cenário gamer atual.
Segundo os rumores, o topo de linha seria uma configuração de alto nível com 16 núcleos de performance e 32 eficientes, totalizando 48 núcleos que teriam acesso total a esses 288 MB de cache. Logo abaixo, teríamos uma variante com 40 núcleos (16P + 24E) mantendo a mesma capacidade máxima de memória.
Já para o segmento mais popular, equivalente aos atuais Core i7 ou Ultra 7, a Intel prepara modelos com 24 e 20 núcleos, ambos equipados com 144 MB de cache BLLC, o que ainda é um salto gigantesco frente ao que temos hoje, até mesmo comparado com a AMD, que oferece essa quantidade com o topo de linha Ryzen 9 9950X3D.
Vale lembrar que a geração Nova Lake não é a próxima da Intel para PCs de mesa. Antes dela, a empresa ainda lançará um refresh da atual geração Arrow Lake, oferecendo um pouco mais de núcleo e frequências maiores. Esses devem brigar com os novos Ryzen baseados em Zen 6.
Veja mais do CTUP:
- Intel apresenta futuro da conectividade com Wi-Fi 8
- Intel vira o jogo e pode fabricar chips para Apple e Qualcomm nos EUA
- Intel detalha CPUs Core Ultra Series 3 e debate o futuro dos AI PCs no Brasil