Publicidade

GPUs RX 9070 XT e RTX 5070 Ti caem do topo de vendas por preços elevados

Por  | 

Compartilhe:
Canaltech
Canaltech
Tudo sobre Nvidia

A atual geração de placas de vídeo da AMD e NVIDIA ainda completará um ano de disponibilidade no mercado, mas elas foram severamente impactadas pela crise de chips DRAM para memória. Essa geração começou com o domínio das GPUs intermediárias RTX 5070 Ti e RX 9070 XT, mas elas já não são mais a prioridade em mercados importantes por conta da alta nos preços.

Na Amazon dos EUA, a GeForce RTX 5070 Ti, que está cercada por uma polêmica recente, se encontra na 19ª posição, e sua rival direta, a Radeon RX 9070 XT, está em 11º. O top 10 é quase todo dominado por diferentes modelos com as GPUs RTX 5060 e RX 9060 XT, com dois modelos da RTX 5070 marcando presença também.

GPUs mainstream dominam as vendas

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Essa falta de interesse por parte dos PC gamers nas GPUs intermediárias de alto desempenho acontece por conta da alta nos preços, que atingiu, principalmente, essas placas. Essas GPUs também não estão bem posicionadas nos mercados canadense e britânico, indicando que a alta nos preços chegou nessas regiões também.

Por aqui, na Amazon brasileira, a RTX 5060 Ti de 16 GB, GPU que já está sumindo em alguns lugares, lidera o top 10, custando facilmente mais de R$ 4.000, valor muito próximo da RTX 5070, que tem 12 GB. Os brasileiros têm tido mais interesse em GPUs antigas, já que vemos a RTX 3050, a RX 550 e RX 570 entre as mais vendidas, além da RX 7600, GPU da AMD com a melhor posição.

A RTX 5070 Ti, mais especificamente o modelo Inspire 3X da MSI, que custa quase R$ 9.000, aparece pela primeira vez na posição 26. A RX 9060 XT de 16 GB é a placa de vídeo mais moderna da AMD melhor posicionada, aparecendo em 11º lugar. O modelo exato é a Gaming da Gigabyte, que se encontra esgotado nesse momento.

Como a demanda nos mercados europeu e da América do Norte é maior, os estoques são renovados com mais frequência e, por isso, os preços sofrem reajustes mais rapidamente nesse momento de crise. Isso não é bem o que acontece no Brasil, embora já seja possível ver os valores das placas de vídeo da atual geração subindo por aqui.

Veja mais do CTUP:

Continua após a publicidade