Gigabyte abandona gel térmico que vazava e lança nova versão da RTX 5070 Ti
Por Raphael Giannotti • Editado por Jones Oliveira |

Uma das maiores dores de cabeça para quem comprou placas de vídeo GeForce RTX 50 da Gigabyte parece ter chegado ao fim. A fabricante lançou silenciosamente uma revisão da GeForce RTX 5070 Ti Windforce, agora identificada como V2, que remove o polêmico gel térmico condutivo em favor dos tradicionais, e mais seguros, thermal pads.
- Ainda vale a pena ter uma placa de vídeo de 8 GB para jogar?
- 6 dicas para montar um PC gamer competente sem gastar muito
A mudança foi percebida pelo perfil Uniko's Hardwre, que publicou o achado no X. Meses atrás, mostramos aqui alguns casos de vazamento desse gel térmico usado pela Gigabyte em algumas placas de vídeo da série RTX 50. Esse composto era usado para dissipar o calor dos módulos de memória e VRMs, mas sob o calor comum do uso de uma placa de vídeo, ele derretia e escorria para fora da placa.
Nova RTX 5070 Ti da Gigabyte tem mudanças estruturais
A fabricante chegou a falar que esse problema era puramente cosmético, já que o gel não oferecia risco ao hardware. Ela atribuiu o problema ao excesso da aplicação do composto no processo de produção, algo que foi corrigido em seguida. Mas, ao que parece, a gigante do hardware decidiu abandonar de vez o composto e voltar para os tradicionais thermal pads, que são os adesivos térmicos (que inclusive são mais eficientes).
Segundo uma análise do Uniko's Hardware, a GeForce RTX 5070 Ti Windforce OC V2 tem algumas mudanças estruturais em relação à primeira versão com o gel térmico. As furações dos parafusos são diferentes, isso nos indica alguma alteração física, e ela existe. O novo modelo é 43 mm menor, e para que isso fosse possível, as três fans agora são de 80 mm. Além disso, o modelo revisado não oferece a função de dual BIOS.
Para o consumidor que está de olho em uma RTX 5070 Ti, é importante ficar atento à caixa e à etiqueta do produto. A versão atualizada carrega a identificação "Rev 2.0" ou "V2" logo após o nome do modelo.
A versão original (V1), que ainda conta com o gel térmico, deve continuar no mercado até que os estoques se esgotem. Se você é do tipo que gosta de abrir sua placa para trocar a pasta térmica por uma de alto desempenho no futuro, buscar a versão V2 é, sem dúvida, a escolha mais sensata para evitar dores de cabeça com limpeza.
Veja mais do CTUP:
- Intel vaza evidência de uma GPU Battlemage maior para alta performance
- NVIDIA pode "matar" RTX 5060 Ti de 16 GB por causa do preço das memórias
- Prepare o bolso: montar computador ficará 8% mais caro e mais difícil em 2026