Publicidade

Fim da linha: NVIDIA não vai mais oferecer suporte a GPUs GTX 900 e GTX 10

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
NVIDIA/Divulgação
NVIDIA/Divulgação
Tudo sobre Nvidia

As placas de vídeo mais antigas deixam de receber suporte via driver com o tempo, e isso sempre foi normal. Do lado da NVIDIA, as últimas gerações de GPUs que antecedem a fase RTX (GTX 700, GTX 900 e GTX 10) estão prestes a ficar de lado, já que o driver 580, que ainda não tem data de lançamento, será o último para essas placas de vídeo. Essas mesmas séries já haviam sido descontinuadas em outro aspecto.

Nesta terça-feira (1º), a NVIDIA lançou o novo driver 576.88 com suporte à RTX 5050 de notebooks e desktops, além de adicionar DLSS 4 a Diablo IV, Monster Hunter Wilds e Mecha Break, entre outros ajustes. Ainda não sabemos se o próximo driver já será a versão 580.

Até a GTX 1080 Ti perderá suporte

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

As arquiteturas afetadas são Maxwell, que equipa algumas GTX 700, como a GTX 750 e GTX 750 Ti, além de toda a série GTX 900; Pascal, que está na série GTX 10 e Volta, presente somente na Titan V. Isso significa que até mesmo a poderosa GTX 1080 Ti, a placa de vídeo mais forte antes das RTX, que ainda é capaz de entregar mais de 60 FPS em muitos jogos pesados em 1080p, deixará de ser suportada pelos drivers da NVIDIA. Ou seja, algumas das placas mais icônicas da NVIDIA.

Mesmo com o encerramento do suporte a essas gerações, ainda existem placas de vídeo abaixo das RTX com suporte via driver, que são as GTX 16 baseadas em Turing, mesma arquitetura presente nas RTX 20, mas sem aceleração de IA e ray tracing via hardware. Como essa série chegou em 2019, ela ainda deve ter suporte, pelo menos, até o final dessa década.

Lembrando que o driver 580 da NVIDIA ainda não tem data de lançamento e ele ainda pode demorar meses para chegar. Então, por hora, donos dessas placas de vídeo mais antigas ainda não sentirão nenhum impacto do encerramento do suporte.

Veja mais do CTUP: