Publicidade

Exclusivo: AMD se distancia de GPUs high-end com aposta em placas mainstream

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Divulgação/AMD
Divulgação/AMD
Tudo sobre AMD

O ano de 2025 está sendo muito benéfico para a AMD, que está com suas novas GPUs e processadores fazendo um grande sucesso entre o público. As placas de vídeo Radeon RX 9070 e a atual 9060 (assim como suas variantes XT) têm ganhado força, o que gerou diversas questões entre o público e o mercado.

Em entrevista exclusiva ao Canaltech, o Vice-Presidente Corporativo e Responsável Global pelo Negócio de Componentes na AMD, Omar Fakhri, ao lado do gerente geral da AMD Brasil, Sergio Santos, discutiram a posição da companhia no mercado de GPUs e como enxergam a sua presença na indústria de hardwares.

Com tantos rumores sobre a chegada de uma GPU AMD Radeon “high-end” apenas em uma próxima geração, eles estabelecem que de fato não devemos esperar por algo do tipo tão cedo.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade
“A maior parte do público não é de entusiastas, nem de componentes high-end. A maior parte segue no mainstream, onde está a nossa RX 9060 XT e 9070 XT”, revelou Fakhri à reportagem, apontando exatamente qual é o foco da companhia neste instante. 

Esse novo alinhamento contrasta com os esforços do passado, quando a AMD disputava mercado em todos os segmentos, assim como buscava os hardwares com uma grande performance de mercado. No entanto, agora tudo mudou.

De acordo com sua visão de mercado, o objetivo da AMD não é mais o mesmo e seguir outros caminhos também pode trazer um grande retorno: seja para a companhia ou para o público que consome a marca. Porém, Fakhri também aponta que nenhuma decisão é definitiva:

“Estávamos muito focados em tentar construir os produtos mais poderosos e de maior desempenho. Desta vez, nosso foco é em entregar a melhor performance por dólar e o melhor produto que podemos oferecer ao mercado de consumidores, ao preço menos agressivo. Foi para esta vertente que nos voltamos, mas isso não quer dizer que, no futuro, não voltaremos para o high-end”.

Para ele, o retorno não ocorre pelo momento que a companhia vive dentro do mercado. Porém, eles têm conhecimento sobre todo o suporte que a comunidade e entusiastas dão para seus negócios:

“Acho que nossa comunidade gaming, definitivamente, nos apoia para voltar a este lugar. Porém, por enquanto, estamos apenas tentando trabalhar com o melhor com o que podemos oferecer ao consumidor e trazer placas de vídeo de melhor desempenho e posição para os gamers”.

Foco nas AMD Radeon RX 9060 XT

Continua após a publicidade

O gerente geral da AMD Brasil, Sergio Santos, afirma que o foco da companhia agora está nas recém-lançadas Radeon RX 9060 XT. E sua estratégia de lançamento buscava não mexer em “time que está ganhando”.

Para Santos, o público sempre busca um desempenho maior em seus hardwares, fugindo de GPUs de entrada e mainstream para rodar seus jogos e atividades da melhor forma possível. No entanto, acredita que algumas diferenças, na prática, não impactam tanto os consumidores. Neste aspecto, ele questiona:

“Chega a um nível que essa performance começa a ficar imperceptível para o jogador. Vou fazer um número aleatório aqui qualquer, tá? ‘Ah, essa placa me dá 200 FPS’, mas a outra dá 202. Gente, você consegue perceber 200 e 202 FPS? Não consegue, né?”.
Continua após a publicidade

Para o gerente geral da AMD, está muito claro que os consumidores podem correr para a Radeon RX 9060 XT sem temer em questão de desempenho e da possibilidade de rodar os melhores games do mercado.

“O que o usuário quer é um custo-benefício melhor. A placa 9060 XT entrega esse benefício por um custo baixo, ela traz um excelente benefício com um valor muito competitivo. O foco dela é esse: a melhor placa de custo-benefício, que queremos alinhar e ir onde entendemos que há uma grande fatia do mercado”, conclui Sergio Santos. 

Leia também no Canaltech: